Atividade de campo em Parnarama articula história, cultura e geografia na formação de alunos de Geografia
Por Paula Lima em 8 de July de 2025
Alunos do curso de Geografia do Polo Parnarama participaram de uma atividade de campo que percorreu o centro histórico do município e comunidades da zona rural. A proposta foi mais do que uma visita técnica: representou uma vivência formativa interdisciplinar, conectando teoria e prática por meio de abordagens da Geografia Cultural, disciplina ministrada pela Profa. Josiane Rodrigues.
Durante o percurso, os estudantes visitaram antigos casarões e a margem do Rio Parnaíba, onde discutiram o papel dos engenhos de cana-de-açúcar na conformação do território. As marcas materiais ainda visíveis — como moendas, construções coloniais e antigos caminhos — foram ponto de partida para reflexões sobre o passado e os processos que moldaram a paisagem local.
A atividade incluiu também os povoados de Paiol do Rio, Bacaba e Almécega. Nessas localidades, os alunos dialogaram com moradores antigos e resgataram memórias relacionadas à agricultura familiar, ao uso tradicional do rio, à oralidade e às festas populares. As conversas revelaram modos de vida marcados pela resistência cultural e pelo enfrentamento das mudanças provocadas pela modernização.
A professora Josiane destacou a importância do momento como experiência formativa. Segundo ela, “a visita permitiu discutir o papel dos antigos engenhos na conformação do território, além de recuperar práticas tradicionais ligadas à agricultura e ao uso do rio. Mais que uma visita técnica, foi uma vivência interdisciplinar que despertou nos alunos um olhar mais crítico sobre as desigualdades territoriais e os processos de apagamento da memória”.
Para os estudantes, a atividade foi também uma oportunidade de vivenciar, na prática, o que aprenderam em sala de aula. Para eles, estudar sobre Geografia Cultural em sala foi maravilhoso, mas vivenciar de perto, em conversa com os moradores, foi incrível.
Por: Paula Lima