Aula de campo analisa políticas educacionais na Escola Santa Maria de Guaxenduba, em Icatu


Por em 15 de July de 2025



Alunos de Matemática do Polo Icatu participaram, no dia 12 de julho, de uma de campo com foco na análise das Políticas Educacionais Brasileiras e do Município de Icatu.

A atividade ocorreu na Escola Municipal Santa Maria de Guaxenduba, localizada na Comunidade Quilombola de Santa Maria, e foi conduzida pela professora Cinthia Reis, na disciplina Política Educacional Brasileira.

A proposta da aula de campo foi articular teoria e prática na compreensão das políticas públicas educacionais, explorando como documentos como a LDB, o FUNDEB, o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e o Plano Municipal de Educação (PME 2025-2025) são implementados na escola local.

Segundo a professora Cinthia Reis, a ação teve grande importância pedagógica. “Essa atividade foi importante para os alunos perceberem a articulação entre teoria e prática nos estudos sobre Políticas Educacionais Brasileiras, possibilitando a eles um exercício de verificar a operacionalização das políticas públicas no campo educacional”, disse.

Na prática, os alunos foram divididos em equipes. Após leitura e discussão prévias sobre cada política, eles elaboraram roteiros de entrevista. O trabalho de campo começou com uma apresentação da escola e da comunidade pela gestora, e em seguida, cada equipe aplicou seu roteiro, realizando perguntas específicas para analisar como as políticas são implementadas na realidade escolar.

A atividade gerou reflexões profundas entre os participantes. Diego, aluno e líder da turma, compartilhou sua experiência: “No sábado, tivemos uma experiência muito enriquecedora no povoado de Santa Maria, na região quilombola de Icatu. Passamos a manhã na escola local, onde conversamos com a diretora e os professores de matemática. Foi um momento de muito aprendizado, em que pudemos conhecer de perto a realidade da escola e os desafios enfrentados pela comunidade escolar”.

“A diretora compartilhou informações importantes sobre os recursos do FUNDEB, o plano de ensino, a estrutura da escola, o desenvolvimento dos alunos e, também, as dificuldades enfrentadas, como a diminuição do número de estudantes. Tudo isso nos fez refletir profundamente sobre o papel da educação em contextos mais vulneráveis. Essa vivência foi muito significativa, pois nos motivou ainda mais a buscar melhorias dentro da sala de aula”, destacou.

Outro aluno, Emerson, também destacou o valor do encontro: “A experiência foi enriquecedora, permitindo compartilhar conhecimentos sobre educação com a gestora Vilma e professores. A troca de saberes contribuiu para o fortalecimento da educação, destacando a importância da gestão escolar, formação continuada e participação comunitária”.

Por: Paula Lima



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