Aula de campo em Barreirinhas transforma o cotidiano em sala de aula viva para alunos de Pedagogia
Por Paula Lima em 24 de July de 2025
No último dia 20 de julho, a cidade de Barreirinhas se transformou em um espaço de aprendizagem ao ar livre com a realização de uma aula de campo promovida pela Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, da disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Geografia, do curso de Pedagogia do Polo Barreirinhas.
A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula, aproximando-os da realidade local por meio de experiências interativas e reflexivas.
Mais do que uma simples visita, a aula-passeio foi planejada com a participação ativa dos estudantes, que contribuíram desde a elaboração da rota até a indicação de líderes responsáveis pelo acompanhamento do grupo. A proposta favoreceu uma aprendizagem significativa ao articular teoria, prática e afetividade.
Segundo a professora Sannya, a experiência promoveu muito mais do que o conhecimento geográfico. “A aula campo ou aula passeio promoveu uma experiência de (re)conhecimento dos alunos sobre o seu cotidiano, ao mesmo tempo que conferiu a eles uma experiência de memória e de identidade, quando ao passar por determinados trechos, relembravam a passagem do tempo e a modificação da paisagem, suas lembranças afetivas ligadas a certos lugares e a demonstração do conhecimento da história local”, disse ela.
Durante o trajeto, os estudantes puderam observar e analisar aspectos diversos da paisagem urbana e social da cidade, como problemas relacionados ao trânsito, à ocupação desordenada e ao impacto ambiental. Também foi possível identificar atividades econômicas, como comércio, turismo e setor de alimentação, além de contrastes entre moradias históricas e construções recentes.
Essa vivência despertou nos alunos um olhar crítico sobre o cotidiano. A partir do que foi observado, eles foram convidados a elaborar projetos didáticos com abordagem interdisciplinar, que exploram os elementos da realidade com base na Geografia e em outras áreas do conhecimento.
A aluna Iraci Sá Menezes Santos compartilhou sua percepção sobre a experiência: “Como aluna do curso de Pedagogia, tive a oportunidade de participar de uma aula-passeio em Barreirinhas, minha terra linda e amada. A experiência foi enriquecedora para todos, pois permitiu uma imersão prática nos conhecimentos teóricos estudados em sala. Essa vivência nos proporcionou uma compreensão mais profunda de como os elementos geográficos e culturais se entrelaçam no cotidiano da cidade, enriquecendo nossa formação pedagógica e nossa capacidade de, futuramente, ensinar Geografia de forma contextualizada e significativa”, destacou.
A aula de campo aproxima o conteúdo acadêmico da vivência dos estudantes, tornando o ensino mais relevante, dinâmico e conectado à realidade local.
Por: Paula Lima