Aula de Campo em Tutóia fortalece formação crítica de futuros professores de Geografia do Polo Santana do Maranhão


Por em 25 de July de 2025



Os alunos do curso de Geografia do Polo Santana do Maranhão participaram, dia 20 de julho, de uma aula de campo no município de Tutóia, como parte da disciplina Geografia da População, sob a orientação da Profa. Ma. Ariane Silva Costa. A atividade teve como foco o estudo da dinâmica populacional local e suas transformações ao longo do tempo, aliando teoria e prática na formação dos futuros docentes.

Durante a visita técnica, os alunos exploraram três importantes locais: a Comunidade Quilombola Itaperinha, o povoado de Tutóia Velha e a Praia da Barra. A escolha dos espaços partiu dos próprios discentes, que planejaram o percurso e definiram os pontos estratégicos a serem analisados. O objetivo central da aula foi compreender os processos de migração, a estrutura e a composição da população tutoiense, além de refletir sobre a formação histórica da cidade e sua influência para os demais municípios da Região do Baixo Parnaíba.

Na Comunidade Quilombola Itaperinha, os estudantes puderam conhecer de perto o processo de luta, resistência e afirmação identitária dos moradores. Em Tutóia Velha, mergulharam na história do núcleo de povoamento inicial da cidade, observando suas características espaciais e culturais. Já na atual área urbana de Tutóia, os alunos analisaram as transformações recentes do espaço urbano e os movimentos migratórios que moldam sua configuração populacional.

Segundo a professora Ariane, “conhecer o lugar onde vivem, as comunidades do presente e do passado, as formas de apropriação desse espaço como lugar de resistência e de transformação, e compreender na prática a dinâmica populacional é uma etapa importante para a formação dos nossos futuros professores de Geografia. A aula de campo é fundamental para que o estudante seja capaz de compreender, vivenciar e ensinar de forma crítica sobre o espaço vivido”.

A aluna Elinalva Matias destacou a importância humana e acadêmica da experiência. “A aula de campo, integrada à disciplina de Geografia da População, com visita à comunidade quilombola de Itaperinha, foi uma experiência enriquecedora e profundamente significativa. A atividade permitiu a vivência concreta dos conteúdos teóricos discutidos em sala, especialmente no que se refere às dinâmicas populacionais, identidade étnico-racial, territorialidade e resistência cultural. A presença em campo nos faz entender que a população não é apenas um dado estatístico, é um conjunto de sujeitos históricos com culturas, lutas e saberes próprios”, destacou ela.

Além de observações e interações com os moradores, os alunos realizaram registros fotográficos e produziram relatórios analíticos, conectando os aprendizados da disciplina com os elementos observados em campo.

Por: Paula Lima



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