Feira de Ciências em Alto Alegre do Pindaré estimula futuros pedagogos a adotarem práticas interativas no ensino de Ciências Naturais


Por em 8 de July de 2025



Alunos do curso de Pedagogia do Polo Alto Alegre do Pindaré participaram de uma atividade especial dentro da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, ministrada pela Profa. Dulce Helena Teixeira dos Santos, com o tema “Redescobrindo o Ensino de Ciências Naturais: explorando o mundo natural e descobrindo segredos por meio de experimentos reais”.

A iniciativa teve como objetivo desenvolver competências nos acadêmicos para que adotem abordagens práticas e interativas no ensino de Ciências Naturais, incentivando a curiosidade científica e a construção de conhecimento significativo para suas futuras práticas pedagógicas.

Na atividade, os alunos foram convidados a preparar um jogo educativo e um experimento científico, ambos voltados para o ensino de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta visou aproximar teoria e prática, estimulando a criatividade e o planejamento de estratégias inovadoras para a sala de aula.

Para a professora Dulce, a vivência foi essencial para a formação docente. “Trabalhar com feiras de ciências na disciplina de Ciências da Natureza é de extrema importância para os acadêmicos do curso de Pedagogia, pois proporciona uma série de benefícios que vão além do simples aprendizado teórico. Essa atividade permite que os acadêmicos realizem experimentos reais, aplicando conceitos teóricos em situações práticas. Isso não só solidifica o conhecimento, mas também desenvolve habilidades práticas essenciais para sua atuação como educadores, além de serem exemplos de metodologia ativa, onde os alunos são protagonistas de seu aprendizado. Isso é crucial para os futuros professores, pois eles poderão replicar essas práticas em suas próprias salas de aula, promovendo um ensino mais dinâmico e envolvente”, disse ela.

A acadêmica Emelly de Castro Silva destacou o valor da experiência para a formação dos futuros pedagogos. “Um momento de grande aprendizagem: a realização da Feira de Ciências possibilitou ampliar nossos conhecimentos sobre os recursos que nós, como futuros pedagogos, podemos oferecer aos nossos alunos. Participar ativamente desse evento foi uma experiência enriquecedora, pois nos permitiu vivenciar, na prática, metodologias que despertam a curiosidade, promovem a investigação e estimulam o pensamento crítico nas crianças. Além disso, tivemos a oportunidade de explorar diversas formas de ensinar Ciências de maneira lúdica, criativa e interdisciplinar, compreendendo a importância de tornar os conteúdos acessíveis e significativos para os estudantes. Sem dúvida, essa vivência nos motivou ainda mais a buscar estratégias inovadoras para transformar a sala de aula em um espaço dinâmico e inspirador de aprendizagem”, frisou.

A atividade reforça a ideia de um ensino de Ciências mais acessível, atrativo e eficaz para crianças nos primeiros anos escolares.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens