Futuros pedagogos do Polo Presidente Médici vivenciam aula de campo em Alcântara-MA
Por Paula Lima em 25 de July de 2025
No dia 20 de julho, a cidade histórica de Alcântara-MA foi o cenário de uma aula de campo inspiradora para os estudantes do curso de Pedagogia do Polo Presidente Médici. A atividade foi conduzida pelo professor Pedro Vinicius, no âmbito da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia, e teve como objetivo ampliar a percepção dos alunos sobre o potencial educativo dos elementos geográficos, históricos e culturais presentes nos territórios.
A proposta da aula de campo se estruturou em uma abordagem interdisciplinar, integrando teoria e prática a partir da observação direta e de registros fotográficos e escritos feitos pelos discentes. Essa vivência buscou fortalecer o senso de pertencimento e a construção de uma identidade espacial entre os futuros educadores, despertando a consciência socioambiental e valorizando o território como espaço de aprendizagem.
“A aula de campo é uma ferramenta pedagógica de valor inestimável, especialmente quando integrada às metodologias geográficas. Ela transcende os limites da sala de aula, proporcionando uma aprendizagem experiencial e significativa, levando em consideração a interdisciplinaridade, a contextualização do aprendizado, a conscientização socioambiental, a cidadania e o fortalecimento de vínculos e socialização”, destacou o professor Pedro Vinicius.
A estudante Jocleane descreveu a experiência como inesquecível: “A turma de Pedagogia vivenciou uma aula de campo marcante em Alcântara, sob a orientação do professor Pedro. Com sua expertise e profissionalismo, ele nos guiou por uma experiência enriquecedora, explorando os aspectos históricos e culturais da região. Foi simplesmente perfeita! Pudemos vivenciar na prática os conteúdos teóricos estudados em sala, desenvolver habilidades de observação, análise e reflexão crítica. Foi uma experiência que levaremos para toda a vida”.
Durante a visita, a turma percorreu o Centro Histórico de Alcântara, o Museu da cidade e outros marcos importantes, refletindo sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e sobre como esses espaços podem ser integrados ao processo educativo.
Por: Paula Lima