Reunião esclarece regras das Atividades Teórico-Práticas (ATPs) para estudantes do curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar


Por em 17 de July de 2025



A Direção do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão realizou reunião com a participação das coordenações e discentes dos polos 2022, que ofertam o curso: Apicum-Açu, Axixá, Brejo, Codó, Itapecuru Mirim, Coroatá, Pedro do Rosário e São Bento.

A reunião teve como objetivo apresentar as normas e os critérios para o cumprimento das Atividades Teórico-Práticas (ATPs), componente obrigatório da matriz curricular do curso, com carga horária total de 225 horas distribuídas ao longo da graduação.

A atividade foi conduzida pelo Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva, Diretor do curso e coordenador da Coordenação Científica, com apoio da secretária Anna Sarah Alhadef e da Assistente do Curso, Tamires Bastos. Durante sua fala, o professor Jackson explicou detalhadamente a estrutura das Atividades Teórico-Práticas, organizadas em quatro grupos:

Grupo 1 – Ensino e Iniciação à Docência: abrange atividades como monitoria, participação no PIBID, oficinas e projetos educativos, experiência profissional na área de educação e representação estudantil.

Grupo 2 – Pesquisa: envolve ações de iniciação científica, participação e apresentação em eventos acadêmicos e produção de artigos.

Grupo 3 – Extensão: contempla cursos, eventos, estágios extracurriculares, campanhas, visitas técnicas, entre outros.

Grupo 4 – Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: compreende projetos com foco em inovação, tecnologia aplicada à educação, kits educacionais e comunicação científica.

Lembrando que todas as ações devem ser devidamente comprovadas com relatórios, declarações e validações institucionais.

Na etapa de perguntas, dúvidas específicas foram esclarecidas, como a limitação de até 20 horas para cursos e o máximo de três cursos aproveitáveis (totalizando 60h). Foi reforçado que jornadas pedagógicas só são válidas se vinculadas a eventos certificados.

Segundo o professor Jackson Ronie, “a clareza nos critérios das ATPs é fundamental para que os alunos possam se planejar e aproveitar oportunidades ao longo do curso. O objetivo é garantir que essa carga horária contribua efetivamente para a formação docente”.

A assistente Tamires destacou a importância da iniciativa. “Esse momento mostrou o quanto o diálogo e a escuta ativa são importantes. A participação dos estudantes foi essencial, e reforça nosso compromisso com uma formação de qualidade, alinhada às realidades dos polos. Foi um momento importante no qual os discentes tiveram oportunidade de questionar e ainda acrescentar mais conhecimentos sobre um componente muito importante para finalização do curso”, disse.

Para a Coordenadora do Polo de Codó, Ducenir Paz da Silva, a reunião representa um momento de organização. “Durante a reunião, foram discutidas as formas de integrar o componente com conhecimento dos documentos que podem ser validados, destacando a importância de diálogos abertos e construtivos para fortalecer a IES e fortalecendo nosso papel de coordenadores locais. A reunião virtual foi uma oportunidade valiosa para esclarecer dúvidas e reforçar o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados e engajados”, ressaltou.

A reunião virtual foi um momento fundamental para os estudantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura . Antonio Charles Dos Santos Pereira, líder da turma de Apicum-Açu, frisou, que “o encontro trouxe informações valiosas que agora nos permitem planejar melhor nossa trajetória acadêmica. Antes, não sabíamos ao certo como somar essas horas, especialmente em relação às disciplinas optativas. Agora temos informações claras e objetivas sobre o que precisa ser feito para alcançar as 225 horas obrigatórias. Durante a reunião, tivemos um espaço aberto para perguntas, e todas as dúvidas foram respondidas com muita atenção e clareza. Foi um momento de escuta ativa e diálogo construtivo entre a coordenação e os discentes. Agora, temos segurança para organizar nossas atividades e cumprir com responsabilidade essa etapa essencial da nossa formação docente”.

No encerramento, foi apresentada uma lista de plataformas que oferecem cursos gratuitos com certificação válida, como a Escola Virtual do Governo, Fundação Getúlio Vargas, SEBRAE, AVAMEC e Eskada (UEMANET). O material foi repassado aos representantes de turma e encaminhado às coordenações de polo.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens