Seminário de Currículos promove imersão transformadora no Polo Brejo


Por em 24 de July de 2025




Alunos de Química do Polo Brejo vivenciaram uma experiência marcante com a realização do
Seminário de Currículos, sob a orientação da Profa. doutoranda Lindoracy Santos.

Durante as aulas, a professora abordou o currículo como instrumento fundamental de organização e implementação das aprendizagens nas redes de ensino, destacando aspectos essenciais como a curricularização dos componentes que compõem os cursos da Uema, o currículo oculto e a importância do DCTMA (Documento Curricular do Território Maranhense) na construção de uma educação contextualizada e plural.

“O seminário de encerramento da disciplina foi um momento de imersão profunda em temas atuais e essenciais da educação, com apresentações realizadas pelos próprios acadêmicos, em um percurso metodológico de excelência”, disse a professora.

Entre os temas discutidos, destacaram-se: A BNCC e o currículo nas escolas do Brasil; Metodologias ativas no currículo brasileiro; Ensino da história e cultura indígena; História e cultura afro-brasileira no currículo escolar.

Um momento especialmente significativo foi o resgate da ancestralidade local, com a valorização da história dos indígenas Muypurás, povo originário do território onde hoje está Brejo de Anapurus. A abordagem emocionou os participantes e reacendeu o sentimento de pertencimento e orgulho dos acadêmicos.

O seminário também foi espaço para reflexões críticas sobre o cenário educacional atual. O aluno Gneci Silva destacou a importância do currículo oculto: “Ele é essencial na construção do processo de ensino-aprendizagem. No curso de Química, podemos trabalhar diversos aspectos, principalmente a sustentabilidade, um tema de relevância mundial”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens