Seminário no Polo Apicum-Açu valoriza cultura local e propõe sequências pedagógicas para o ensino de História


Por em 11 de July de 2025



Alunos de História do Polo Apicum-Açu realizaram o seminário “Caminhos da Memória: Sequências Pedagógicas para o Ensino de História”. sob a orientação da Profa. Dra. Renilda Oliveira, dentro da disciplina História e Memória. O evento teve como objetivo apresentar, por meio de stands e exposições, o resultado dos estudos e conceitos trabalhados em sala sobre memória social, identidade, patrimônio e cultura popular.

Divididos em cinco grupos, os acadêmicos elaboraram e apresentaram sequências pedagógicas voltadas para o ensino de História, conectando os conteúdos teóricos com as realidades culturais e econômicas locais. As temáticas escolhidas abordaram desde a pesca artesanal, fundamental para a economia da cidade litorânea, até o artesanato tradicional com fibras, linhas e argila, passando por manifestações afro-brasileiras como o Tambor de Crioula e a Capoeira, símbolos importantes da identidade quilombola regional.

O Grupo 1, intitulado “Entrelaçados da história: resistência africana, moda e estética negra”, destacou o uso dos turbantes como símbolos de identidade e resistência, com proposta adaptável ao Ensino Fundamental e embasamento na Lei 10.639/03 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Igualdade Racial). Já o Grupo 2 apresentou “Mãos que criam histórias que encantam”, valorizando o artesanato como patrimônio cultural e elemento de construção da memória coletiva.

O Grupo 3 trabalhou o tema “Raízes que alimentam: a agricultura familiar e a construção da memória em Apicum-Açu”, reforçando os saberes tradicionais, a oralidade e a importância da agricultura na identidade comunitária. O Grupo 4, com “Economia pesqueira de Apicum-Açu: o valor do mar para a sociedade”, abordou os impactos socioeconômicos e ambientais da pesca e as políticas de sustentabilidade. Por fim, o Grupo 5 trouxe “Identidade e memória: Capoeira e Tambor de Crioula no fortalecimento da identidade afro-brasileira”, com apresentações ao vivo dessas manifestações, reforçando seu papel como formas de resistência cultural.

Para a professora Renilda, o evento foi um momento significativo de integração entre saberes acadêmicos e a cultura local. “A culminância foi excelente, demonstrando o interesse dos estudantes e, sobretudo, o envolvimento com elementos da cultura local, fortalecendo a necessidade de uma educação contextualizada. Os grupos prepararam exposições com cartazes, objetos simbólicos e materiais produzidos de acordo com cada temática, além de apresentações de Tambor de Crioula e Capoeira, proporcionando momentos de troca de saberes e experiências. O evento reforçou o compromisso da formação docente com a valorização dos saberes locais e a inserção de memórias regionais no currículo escolar, além de demonstrar o potencial das sequências pedagógicas na promoção de um ensino de História mais próximo da realidade dos estudantes”, explicou.

O evento contou com a presença de outras turmas do Programa Ensinar, moradores da comunidade, visitantes da cidade, além do Secretário de Educação e da Secretária de Assistência Social do município, que prestigiaram as apresentações e dialogaram com os estudantes sobre a importância de preservar a memória local.

A estudante Ducinilce Sousa de Jesus, representante da turma, destacou a relevância da atividade para sua formação docente: “A disciplina História e Memória foi muito significativa para nosso aprendizado e formação, considerando que é uma disciplina que busca valorizar a cultura, a identidade e a memória de um povo. Sem dúvida, todo trabalho realizado foi de grande relevância, não só para os acadêmicos como também para a sociedade. Para nós, acadêmicos, fica evidente a importância da valorização da cultura local, bem como da identidade. Em última análise, enfatizamos que muitos foram os aprendizados extraídos nessa rica exposição. Todos os elementos apresentados realçam a cultura e identidade de Apicum-Açu e nos incentivam a diminuir esse distanciamento entre a academia, a sociedade e a educação básica”.

Por: Paula Lima



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