Alunos de Geografia do Polo Santana do Maranhão vivenciam aula de campo no Parque Nacional de Sete Cidades (PI)
Por Paula Lima em 19 de agosto de 2025

Alunos do curso de Geografia do Polo Santana do Maranhão participaram de uma aula de campo sobre Pedologia, realizada no Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca (PI). A atividade foi conduzida pelo professor Evaldo Monteiro, responsável pela disciplina de Pedologia, e teve como objetivo promover a integração entre teoria e prática, possibilitando a observação direta dos solos, do relevo, da vegetação e do patrimônio histórico-cultural presente no parque.
Durante a experiência, os estudantes se envolveram em diversas atividades: trilhas interpretativas, levantamentos geográficos, análise de perfis de solo, estudo de pinturas rupestres e debates sobre conservação ambiental. Todas as observações foram registradas em cadernos de campo e em fotografias, fortalecendo o processo de aprendizagem.
Para o professor Evaldo Monteiro, a vivência representa um marco essencial na formação dos futuros geógrafos. “A aula de campo permite que os alunos vivenciem na prática os conteúdos estudados em sala, compreendendo a diversidade dos solos, a relação entre relevo e vegetação e a importância da conservação/preservação ambiental. Essa experiência fortalece a formação acadêmica e a consciência ambiental dos futuros geógrafos”, disse ele.
Os alunos destacaram a importância da atividade para sua formação acadêmica e pessoal.
A estudante Sthéffane Crystyna Reis dos Santos ressaltou a riqueza da experiência: “A visita nos permitiu ir além da sala de aula e observar, na prática, como a natureza guarda em si uma verdadeira biblioteca de conhecimentos. Entre trilhas, formações rochosas e a diversidade da vegetação, pudemos compreender melhor a relação entre o solo, o relevo e os processos naturais que moldam a paisagem. O Parque de Sete Cidades é, ao mesmo tempo, sala de aula, laboratório a céu aberto e espaço de encantamento. Essa aula de campo ficará registrada como um momento especial em nossa formação acadêmica e pessoal, pois uniu conhecimento, vivência e sentimento em um só lugar”.
Já o aluno Leandro Santos Ribeiro destacou os aprendizados técnicos e culturais da visita. “A aula de campo tinha como intuito mostrar-nos, de forma prática, as teorias que trabalhamos ao longo dos últimos dois finais de semana. Classificações de solos, fatores de formação e processos que atuam diretamente em estruturas rochosas foram vistos em sala e vivenciados no parque. (…) As formações rochosas não apenas mexem com o lúdico de seus visitantes, mas também revelam os traços de sociedades que passaram ao longo da história por aquela parte do Piauí. Ao concluirmos nossa visita, a perplexidade que tomou conta de cada aluno era notável. O que acabamos de viver transcendeu nossas expectativas e acendeu ainda mais a vontade de experienciar a geografia”, frisou.
Com a experiência, os estudantes reforçaram o entendimento sobre a importância da conservação ambiental e ampliaram a percepção da Geografia como ciência aplicada, capaz de conectar saberes acadêmicos com vivências culturais e ambientais.


Por: Paula Lima