Geografia Agrária em foco: estudantes vivenciam o contraste entre campesinato e agronegócio em aula de campo no polo São Bernardo


Por em 21 de August de 2025



No último sábado (16), a turma de Geografia do Polo São Bernardo, participou de uma aula de campo da disciplina Geografia Agrária, ministrada pelo Prof. Me. Vanderson Viana Rodrigues. O tema do encontro foi “Geografia Agrária em diferentes perspectivas: do campesinato ao agronegócio”, com o objetivo de compreender, na prática, as dinâmicas territoriais, sociais e produtivas de uma comunidade camponesa no Maranhão, relacionando-as aos conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula.

A atividade contemplou dois momentos distintos. No primeiro, os estudantes visitaram o povoado Enxu, onde puderam observar a organização produtiva camponesa e o papel da agricultura familiar na reprodução da vida e na resistência social do campo. Em seguida, a turma conheceu a estrutura da Waisul, uma das maiores empresas de produção de grãos e carne bovina, vivenciando a lógica do agronegócio no estado.

Segundo o professor Vanderson Viana, a experiência foi essencial para consolidar os aprendizados da disciplina. “Considero que foi fundamental a realização do trabalho de campo com a turma de Geografia do Programa Ensinar/Uema, polo de São Bernardo, como uma oportunidade ímpar de consolidar os conhecimentos teóricos que trabalhamos em sala de aula. Durante nossa visita ao povo Enxu os alunos puderam vivenciar, na prática, o arcabouço técnico dos conteúdos da disciplina de Geografia Agrária. Já na segunda parte da aula de campo, os alunos puderam conhecer uma das maiores empresas de produção de grão e carne bovina, a Waisul, tendo a oportunidade de compreender as distintas dinâmicas entre o agronegócio e o campesinato. Assim, entendo que o trabalho de campo concretiza o aprendizado, fortalece o intercâmbio entre os estudantes e as dinâmicas produtivas do campo”, disse ele.

Para os estudantes, a vivência possibilitou reflexões importantes sobre a realidade agrária maranhense.

A aluna Dairla Cristina Assunção destacou o contraste entre os dois modelos produtivos: “A aula de campo ao povoado Enxu e à fazenda Waisul mostrou a grande diferença entre a produção camponesa familiar, que planta e colhe em uma pequena parcela de terra em prol do seu sustento e de sua renda extra, enquanto o agronegócio produz em grande propriedade em busca de lucros e de exportação”.

Já para o estudante Cléres Gomes, a experiência trouxe novos olhares sobre o campo: “A aula de campo foi uma experiência incrível e enriquecedora. Tive a oportunidade de conhecer de perto o campesinato, o homem do campo, e compreender sua luta e seu modo de vida. Ao mesmo tempo, pude observar o outro lado, ligado à agropecuária, como a soja, o milho e a pecuária e os seus maquinários. Foi muito especial perceber essas duas realidades, distintas mas igualmente importantes, e entender como cada uma contribui para o campo e para a sociedade. Essa vivência me trouxe não apenas conhecimento, mas também encantamento pelo trabalho e pela dedicação de quem vive e produz no campo”.

A atividade permitiu aos futuros professores de Geografia uma compreensão crítica das relações agrárias que marcam o Maranhão e o Brasil.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens