- Home
- Notícias
- VIII Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar reúne cerca de 2.400 inscritos e fortalece compromisso com a educação de qualidade
VIII Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar reúne cerca de 2.400 inscritos e fortalece compromisso com a educação de qualidade
Por Paula Lima em 26 de August de 2025
O Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão realizou, entre os dias 22 e 24 de agosto, o VIII Seminário de Formação de Professores, com o tema “Ensinar com ODS: um compromisso com a educação de qualidade”. O evento contou com a participação de aproximadamente 2.400 inscritos e foi realizado simultaneamente em cinco sedes: Brejo, Carutapera, Paulino Neves, Paraibano e Viana.
O seminário teve como objetivo promover a integração dos estudantes e a disseminação de experiências e práticas voltadas para a formação docente.
Em 2025, a proposta do encontro foi refletir sobre práticas pedagógicas que dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase no ODS 4, que busca assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
O reitor da Uema, Walter Canales, ressaltou a relevância do evento para a política de formação da universidade. “O Programa Ensinar tem se consolidado como uma das maiores iniciativas da Uema, levando formação de qualidade para centenas de municípios. Este seminário mostra a força da nossa comunidade acadêmica e reafirma o compromisso da Universidade em promover uma educação transformadora, alinhada aos ODS”, disse ele.
A Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante, destacou o impacto da iniciativa. “O Seminário é um espaço fundamental de troca de experiências, onde nossos estudantes podem refletir sobre suas práticas e projetar uma atuação docente comprometida com a sociedade. Cada edição consolida o Ensinar como um programa estratégico para a Uema e para a educação maranhense”, ressaltou.
O aluno Marcelo Henrique do curso de Matemática, do Polo São Bernardo, que apresentou trabalho no evento, ressaltou a importância da experiência. “Foi uma oportunidade única para ampliar conhecimentos e entender como nossa prática docente pode estar conectada aos desafios globais da educação”, frisou.
Cada uma das cinco sedes ressaltou a importância do evento em seus polos:
Professora Joiziane Martins (Sede Brejo): “A participação expressiva em Brejo demonstra o compromisso de nossos estudantes e professores com uma educação de qualidade, construída a partir da realidade local e em sintonia com os desafios atuais”.
Professora Leila Maria Corrêa (Sede Viana): “Em Viana, o VIII Seminário se tornou um momento histórico, reunindo a comunidade acadêmica para refletir sobre o papel da educação no desenvolvimento sustentável e no futuro de nossas cidades”.
Professor Amiraldo Mais (Sede Carutapera): “O Seminário representou um marco para Carutapera, fortalecendo a formação continuada e reafirmando a importância da valorização do futuro professor em nossa região”.
Professor Francismacio de Oliveira Castro (Sede Paulino Neves): “Estamos construindo, por meio do Seminário, uma geração de educadores críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios da educação no século XXI”.
Professor Maurício Freire (Sede Paraibano): “A realização simultânea em diferentes polos amplia o impacto do Programa Ensinar, levando formação de qualidade para onde ela é mais necessária e democratizando o acesso ao conhecimento”.
Um dos momentos mais aguardados foi a divulgação dos melhores trabalhos acadêmicos, reconhecendo a dedicação e a qualidade das produções apresentadas. Os ganhadores participarão do Experience Day, uma imersão no Campus Paulo VI em São Luís, que certamente será uma experiência transformadora.
Confira a lista de premiados:
Sede Brejo
1) Polo Pirapemas – Curso de Geografia
Título: Memória e Resistência das Quebradeiras de Coco Babaçu em Pirapemas/MA: construção de um acervo digital para divulgação e preservação de práticas tradicionais étnico-territoriais.
2) Polo São Bernardo – Curso de Geografia
Título: Prevenção do Câncer do Colo do Útero na Unidade Básica de Saúde Bernardo Coelho de Almeida em São Bernardo – MA.
3) Polo Magalhães de Almeida – Curso de Matemática
Etnomatemática e Educação Financeira nas Festas Juninas: uma experiência prática e significativa com alunos do 7º ano em Magalhães de Almeida – MA.
Sede Carutapera
1) Polo Nova Olinda do Maranhão – Curso de Pedagogia
Uso do espaço externo como recurso pedagógico na Educação Infantil da Escola Municipal Ezequiel Bastos em Nova Olinda do Maranhão.
2) Polo Apicum-Açu – Curso de Ciências Biológicas
Distribuição espacial dos casos de esquistossomose no povoado Cabeceira no município de Apicum-Açu.
Sede Paulino Neves
Polo Paulino Neves – Curso de Letras
A agricultura, pesca e o artesanato como fatores contribuintes para o desenvolvimento econômico de Paulino Neves-MA.
Sede Paraibano
Polo Paraibano – Curso de Ciências Sociais
Percepção de professores do Ensino Médio sobre o uso do celular em escolas de Paraibano, Maranhão.
Sede Viana
1) Polo Alcântara – Curso de História
Os patrimônios fantasmas em Alcântara: uma proposta didática.
2) Polo Pedro do Rosário – Ciências Biológicas
Biogame: explorando a reprodução animal: uma proposta de sequência gamificada para o ensino de ciências.
3) Polo Itapecuru-Mirim – Curso de Química
Química Inorgânica e o corpo humano: uma proposta pedagógica contextualizada para a 1ª série do Ensino Médio.
O VIII Seminário de Formação de Professores reafirma o papel do Programa Ensinar como uma das maiores iniciativas de interiorização e democratização do ensino superior no Maranhão. Mais do que um encontro acadêmico, o evento representa um espaço de reflexão e construção coletiva de saberes, fortalecendo a missão da Uema de formar professores comprometidos com a transformação social e com uma educação de qualidade para todos.
Confira algumas fotos por sedes abaixo:
Sede Brejo
Sede Carutapera
Sede Paraibano
Sede Paulino Neves
Sede Paulino Neves
Por: Paula Lima