I Seminário Integrador de Práticas Curriculares Docentes é realizado em Cedral


Por em 11 de setembro de 2025



Alunos de Física e Ciências Biológicas do Polo Cedral realizam o I Seminário Integrador de Práticas Curriculares Docentes. O evento teve a orientação das professoras Maria de Jesus Câmara Mineiro e Alyne Oliveira Soares, responsáveis pela disciplina de Prática Curricular.

Com o tema “Desafios da Docência frente às Demandas Sociais e Contemporâneas”, o encontro teve como objetivo refletir e fortalecer o papel do educador diante das transformações e exigências da sociedade atual.

Durante o seminário, os alunos foram protagonistas de toda a ação, conduzindo pesquisas, coletando dados e apresentando os resultados em debates e discussões que envolveram toda a comunidade acadêmica.

A professora Alyne Oliveira Soares destacou a relevância da culminância do projeto para a formação docente. “Para formação de professores de Ciências, a culminância do projeto de prática curricular apresentou extrema relevância tanto para a formação acadêmica, quanto para o envolvimento nas políticas sociais locais dos acadêmicos. Os resultados apresentados coletivamente favoreceram a visibilidade das diversas problemáticas existentes em Cedral que atravessam o âmbito social. Isso permitiu compreender o processo de ensino/aprendizagem como um movimento social e coletivo”, disse.

A professora Maria de Jesus Câmara Mineiro reforçou o papel transformador da iniciativa. “O seminário possibilitou que nossos alunos percebessem a docência como um espaço de diálogo entre ciência, sociedade e meio ambiente. Foi um momento de amadurecimento acadêmico e de construção coletiva, que amplia a responsabilidade do futuro educador diante dos desafios contemporâneos”, destacou.

Para os estudantes, a experiência foi igualmente marcante. A aluna Josélia Diniz avaliou positivamente a participação no evento: “O aprendizado no seminário foi agregador de conhecimento e fortaleceu a conscientização sobre a responsabilidade com as causas que são contribuintes para a degradação ambiental, tornando-nos alunos mais conscientes e responsáveis pelo lugar onde vivemos e pretendemos deixar para as gerações futuras”.

 

Por: Paula Lima



Últimas Postagens