Documentário produzido por alunos de Geografia valoriza arte, cultura e filosofia popular em Turiaçu
Por Paula Lima em 3 de September de 2025
Alunos do curso de Geografia do Polo Turiaçu produziram um documentário, com o tema “ARTE, CULTURA E FILOSOFIA: uma visão geográfica da cultura popular em Turiaçu, Maranhão”. A iniciativa, orientada pelo professor Erielson Miranda, buscou analisar, sob a ótica geográfica, as manifestações culturais do município, destacando as danças Estrela de Portugal, Flor do Sertão e Os Teremembeses.
O projeto teve como objetivo compreender a relação dessas expressões culturais com o território, a identidade local e os elementos simbólicos que estruturam o espaço vivido. Além disso, propôs-se a valorizar a cultura popular como patrimônio imaterial e como instrumento de fortalecimento da cidadania em Turiaçu.
Segundo o professor Erielson Miranda, a ação teve impacto significativo no debate sobre a preservação das tradições locais. “O projeto destacou a importância dessas manifestações culturais no fortalecimento do sentimento de pertencimento e coesão social dos moradores de Turiaçu, especialmente aqueles das zonas rurais e tradicionais. O projeto propôs-se a dar visibilidade à cultura local e promover a reflexão sobre a preservação das tradições e a valorização das identidades culturais em um cenário globalizado”, afirmou.
A participação ativa dos estudantes foi essencial. Durante a execução, eles identificaram as principais manifestações culturais da cidade, analisaram os espaços apropriados e ressignificados pelas danças e produziram o documentário como forma de registro e valorização da memória cultural do município.
O aluno Kylton Kayky ressaltou o aprendizado proporcionado pela experiência: “A produção do documentário nos permitiu absorver valores e conhecimento acadêmicos. As ações desenvolvidas durante a execução do projeto permitem não apenas que as tradições sejam mantidas, mas também que novas gerações se envolvam e reconheçam a importância da cultura local, garantindo a continuidade das danças e fortalecimento do patrimônio imaterial do município”.
A apresentação marcou o encerramento de uma etapa importante da disciplina, evidenciando como a educação pode contribuir para o reconhecimento, valorização e preservação das identidades culturais em contextos locais.
Assista AQUI.
Por: Paula Lima