Egressas de Ciências Biológicas do Programa Ensinar publicam artigo em revista científica de alto impacto
Por Paula Lima em 24 de September de 2025
Egressas do curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar do Polo Paraibano, Luciana da Conceição Silva, Rosinete Carvalho dos Santos e Rosana Mamede Alencar, publicaram um artigo na RevistaFT, uma das principais revistas científicas na área de Ciências Biológicas. O trabalho, intitulado “Sementes Crioulas: a Sabedoria Tradicional e Sustentável no Ensino de Ciências da Natureza no Povoado Várzea do Meio, Município de Pastos Bons, Maranhão”, traz reflexões e resultados de uma pesquisa inovadora realizada no interior do Estado.
O estudo destaca a relevância das sementes crioulas — cultivadas e preservadas por agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos indígenas — para a agrobiodiversidade e a soberania alimentar. A pesquisa teve como objetivo analisar o uso e a conservação dessas sementes no contexto escolar, especialmente no ensino de Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Deputado Temístocles Teixeira, no povoado Várzea do Meio, em Pastos Bons (MA).
Foram realizadas revisão bibliográfica, visitas de campo e aplicação de questionários. A metodologia combinou abordagens qualitativas (pesquisa-ação) e quantitativas, com uso da escala Likert. Os resultados mostraram que metodologias investigativas, como palestras e feiras, despertaram maior interesse, senso crítico e valorização do conhecimento tradicional entre os alunos. A maioria dos participantes demonstrou engajamento e satisfação, evidenciando que a integração entre ciência e saberes populares pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo a identidade cultural e a consciência ambiental dos estudantes.
O artigo é assinado pelos seguintes autores: Luciana da Conceição Silva, Rosinete Carvalho dos Santos e Rosana Mamede Alencar (egressas do Programa Ensinar); Rogério da Costa Ferreira (aluno do Curso de Pós-graduação em Sustentabilidade da Uema); e os professores Raimunda Nonata Reis Lobão, Nêuton da Silva Souza, Jackson Ronie Sá-Silva e Hernando Henrique Batista Leite.
Para o professor Jackson Ronie Sá-Silva, Coordenador Científico e Diretor do Curso de Ciências Biológica do Programa Ensinar e um dos autores, a publicação reforça o papel do Programa Ensinar na formação de profissionais comprometidos com a ciência e a transformação social.
“Este artigo mostra como é possível levar para a sala de aula saberes tradicionais e transformá-los em experiências pedagógicas significativas, valorizando a cultura local e despertando nos alunos uma nova consciência ambiental”, disse ele.
Já para a egressa Rosinete Carvalho dos Santos, participar da pesquisa e da publicação é um marco inesquecível em sua trajetória acadêmica: “Não é somente a realização de um sonho, porque em toda minha vida acadêmica um fato tão importante como esse nunca tinha passado pela minha mente. Daí a ideia foi criada e amadurecida pelos nossos mestres e, a partir de então, ficou algo quase concreto e com o tempo se tornou realidade, que ficará para sempre escrito nas páginas da história. E que poderá ajudar muitas pessoas com suas pesquisas e ajudar a humanidade a preservar os saberes que são tão importantes para o homem”.
Acesse a publicação completa na RevistaFT: https://revistaft.com.br/category/ciencias-biologicas/
Por: Paula Lima