Pesquisa como elo entre saberes e práticas marca seminário no Polo Buriti
Por Paula Lima em 5 de September de 2025
O Polo Buriti do Programa Ensinar realizou, dia 30 de agosto, o seminário “A Pesquisa como Elo entre Saberes e Práticas: Construindo a Formação Docente em Matemática e História na Dimensão Político-Social”. O encontro foi realizado no Centro de Apoio Pedagógico do município e contou com a orientação dos professores Evandro Brito e Sandra Regina, no âmbito da disciplina Prática Curricular na Dimensão Político-Social, com a participação de alunos dos cursos de Matemática e História.
O seminário teve como objetivo refletir sobre o papel da pesquisa na articulação entre teoria e prática, destacando sua relevância como ferramenta de transformação social e profissional. A atividade foi marcada pela participação ativa dos alunos, que se envolveram na produção e apresentação de trabalhos, reafirmando a importância da pesquisa como elo entre o conhecimento acadêmico e a realidade social, cultural e educacional das comunidades.
O espaço foi também um momento de diálogo, trocas de experiências e inspiração coletiva, reafirmando o compromisso da universidade com uma educação pública, democrática e de qualidade.
Para o professor Evandro Brito, o evento representou um marco na formação dos discentes. “Com base em tudo o que foi compartilhado, podemos destacar que para os alunos o seminário foi um divisor de águas em seu percurso acadêmico. A união entre as turmas de Matemática e História foi crucial, promovendo uma rica partilha de saberes e pesquisas. Esse intercâmbio proporcionou um momento de grande inspiração e aprendizado, evidenciando a importância de encontros como esse para o crescimento e a troca de experiências entre os futuros educadores. A esperança é que esses momentos se repitam, fortalecendo ainda mais a formação e a colaboração entre os estudantes”, disse ele.
Os alunos também destacaram a relevância do seminário para sua formação. “Este seminário representou uma oportunidade ímpar de aprendizado, consolidando a percepção sobre o poder da pesquisa acadêmica como ferramenta de conexão entre o conhecimento teórico e a realidade social. A articulação entre os discentes dos cursos de Matemática e História foi particularmente significativa, propiciando um intercâmbio profícuo de saberes e investigações. Foi um momento que valorizou o esforço coletivo e demonstrou como a produção acadêmica, quando compartilhada, transcende o ambiente formal e encontra espaço para divulgação e reconhecimento em âmbitos públicos. Essa experiência reforça a importância da dedicação contínua e evidencia o impacto de nossas produções acadêmicas, destacou.
Com a iniciativa, os horizontes acadêmicos foram ampliados e houve a aproximação entre a teoria e a realidade social.
Por: Paula Lima