Seminário Integrado encerra semestre com destaque para práticas curriculares em Nova Olinda do Maranhão
Por Paula Lima em 15 de September de 2025
O Polo de Nova Olinda do Maranhão do Programa Ensinar promoveu o Seminário Integrado de Prática Curricular na Dimensão Político-Social e na Dimensão Educacional, marcando o encerramento do semestre dos cursos de Pedagogia e Letras.
O evento teve como principal objetivo integrar os diferentes conhecimentos numa perspectiva interdisciplinar, evidenciando os resultados dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos. A proposta vai além da simples transmissão de conteúdos, buscando formar cidadãos críticos, conscientes, participativos e comprometidos com a transformação da sociedade.
Segundo os organizadores, a forma como os estudantes são envolvidos nas práticas curriculares da dimensão social é essencial para que o aprendizado seja significativo e transformador. Nesse contexto, o protagonismo estudantil é central. Além da participação ativa em atividades acadêmicas, os alunos são convidados a identificar problemas sociais na comunidade e, junto aos professores, propor e desenvolver soluções, por meio de campanhas de arrecadação, ações de conscientização, oficinas e aulas abertas à comunidade.
Para o professor Dr. Antonio Valbert Alves Silva, responsável pela Prática Curricular na Dimensão Educacional no curso de Letras, “o Seminário Integrado de Práticas é um momento de trocas de saberes e de compartilhamento das experiências vivenciadas pelos alunos nos diversos contextos sociais orientados pelos professores, com impactos em toda a sociedade. Ele atrai autoridades do município para acompanhar e interagir com a coordenação do polo, alunos e professores. É um momento especial para os acadêmicos, pois os resultados apresentados expressam o grau de comprometimento do trabalho realizado”.
A professora Sherlene Regea Araújo Farias, que conduz a Prática Escolar na Dimensão Político-Social no curso de Pedagogia, ressaltou que “as práticas curriculares voltadas para a dimensão social ajudam os estudantes a compreender seu papel na sociedade, incentivando o exercício da cidadania ativa e responsável. Isso significa desenvolver o senso de pertencimento, respeito às diferenças e engajamento com as questões sociais relevantes”.
Para os alunos, a experiência representou um marco importante no processo de formação. A acadêmica Rosimar Cristina, do curso de Letras, afirmou que “o Seminário de Prática foi um momento muito importante para todos nós, alunos. Ele nos proporcionou a chance de refletir sobre o que já aprendemos, compartilhar experiências e aprofundar nossos conhecimentos. Cada apresentação trouxe novas ideias, olhares diferentes e lições que acrescentaram muito ao nosso aprendizado. Foi uma experiência que nos fez perceber o quanto crescemos até aqui e também o quanto ainda podemos evoluir. Sem dúvida, esse seminário será um marco para os próximos passos da nossa caminhada acadêmica e profissional, pois nos mostrou a importância da união entre teoria e prática para a nossa formação”.
A acadêmica Silvanete Martins, do curso de Pedagogia, destacou que “a prática curricular, quando analisada sob a dimensão político-social, revela que o currículo não é neutro, mas um campo de disputas e significados que refletem valores, ideologias e contextos históricos. Ao valorizar a diversidade cultural, social e regional, a prática curricular contribui para a construção de uma educação inclusiva e transformadora, capaz de combater desigualdades e promover a cidadania. Assim, a escola torna-se um espaço de emancipação, em que teoria e prática dialogam em prol de uma formação integral e humanizadora”.
O Seminário Integrado reafirmou, assim, a importância das práticas curriculares na formação de profissionais críticos e comprometidos com o desenvolvimento social, consolidando a proposta de uma educação transformadora no Polo Nova Olinda do Maranhão.
Por: Paula Lima