Seminário Integrador no Polo Paraibano destaca o papel das Ciências Humanas na formação docente
Por Paula Lima em 10 de September de 2025
O Polo Paraibano do Programa Ensinar realizou, no dia 30 de agosto, o Seminário Integrador de Práticas Curriculares na Dimensão Político-Social, com o tema “Contextos da História e das Ciências Sociais na Formação de Professores”. A atividade foi conduzida pelos professores doutores Jackson Ronie Sá da Silva e Jakson Santos Ribeiro, responsáveis pela disciplina de Prática Curricular na Dimensão Político-Social.
O objetivo central do seminário foi ampliar os conhecimentos a partir dos projetos propostos pelos discentes das turmas de História Licenciatura e Ciências Sociais Licenciatura, que se organizaram em equipes para apresentar pesquisas e reflexões sobre aspectos político-sociais presentes na sociedade. O formato integrador permitiu a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo a formação crítica e reflexiva dos futuros professores.
Para o professor Jackson Ronie Sá da Silva, o evento reafirma a importância de aproximar a pesquisa da realidade vivida pelos estudantes. “O Seminário Integrador tem um papel fundamental na formação inicial, pois possibilita que os alunos vivenciem a prática da pesquisa articulada ao contexto social em que estão inseridos. Esse movimento favorece não apenas a construção do conhecimento científico, mas também o desenvolvimento de uma postura crítica, investigativa e comprometida com a transformação social”, ressaltou.
O Coordenador do Polo, Maurício Freire de Sá, avaliou o evento como um momento de grande relevância. “O Seminário foi um espaço de crescimento individual e coletivo, onde todos interagiram muito bem e fizeram com que a turma toda participasse do Seminário. No final, cada equipe abriu espaço para considerações tanto dos professores envolvidos, quanto do coordenador e respectivos alunos do Programa Ensinar. Foi muito enriquecedor para os participantes, principalmente para os alunos que brilharam, como protagonistas”, disse.
Para a acadêmica de História, Milena Bandeira, a experiência contribuiu de forma significativa para sua trajetória. “A realização do Seminário de Prática Curricular foi de grande importância para minha formação, pois me proporcionou não apenas o aprofundamento no meu tema, sobre o TEA e as formas de lidar com ele dentro da sala de aula, mas também a oportunidade de aprender com a troca de conhecimentos entre os outros grupos e seus diferentes temas. Todos os grupos trouxeram reflexões interessantes que agregaram ao meu conhecimento. Foi uma experiência enriquecedora, marcada pela partilha e pelo aprendizado coletivo, que certamente levaremos para a vida profissional e pessoal”, destacou.
Já a estudante de Ciências Sociais, Gleiciane da Silva Nascimento, destacou a dimensão colaborativa e interdisciplinar do encontro. “O Seminário Integrador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. O evento proporcionou um espaço de diálogo e troca de vivências, criando um ambiente de aprendizado colaborativo. A experiência enriqueceu nossa formação e despertou o interesse pela pesquisa e pelo aprendizado interdisciplinar”, frisou.
O Seminário promoveu um espaço de integração entre ensino, pesquisa e prática pedagógica.
Por: Paula Lima