Seminário no Polo Pirapemas promove reflexão sobre o papel do professor como agente de transformação social
Por Paula Lima em 18 de September de 2025
O Polo de Pirapemas do Programa Ensinar realizou o Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social, envolvendo os cursos de Geografia e Matemática. O evento foi conduzido pelas professoras Elisabete de Fátima Farias Silva (Geografia) e Celina Amélia da Silva (Matemática) e teve como objetivo promover reflexões sobre o papel do professor como agente de transformação social, integrando teoria e prática e aproximando os estudantes das comunidades para fortalecer a cidadania e a formação crítica.
A professora Elisabete explicou a relevância do Seminário. “O Seminário é o momento de culminância da disciplina ‘Prática Curricular na Dimensão Político-Social’, que tem por objetivo fundamentar o processo de pesquisa na formação docente a partir de problemáticas da realidade local com a investigação de políticas públicas. É um momento muito esperado, já que depois de quatro meses de estudos teóricos e práticos – que vão desde o projeto inicial, passam pela intervenção prática, até a elaboração de relatório e banner final – os universitários apresentam suas pesquisas para os demais e, sobretudo, para a comunidade em geral. Realizar esse tipo de evento aberto, em que se articula teoria e prática e o conhecimento produzido a partir da metodologia científica direcionado à realidade local é essencial”, ressaltou.
Ela, ainda, complementou: “Quanto mais eventos acadêmicos abertos houver para compartilhar pesquisas científicas sobre demandas sociais, como o Seminário que ocorreu dia 30, mais a população local ficará a par do que a universidade pública desenvolve e de como a democratização do conhecimento é necessária à cidadania de uma sociedade que se queira justa, inclusiva e equitativa”.
Para a professora Celina Amélia, o evento representa um elo fundamental entre teoria e prática. “É um momento de complementação da teoria desenvolvida em sala de aula, a culminância da prática para compreensão do papel do educador na sociedade atual. É a UEMA dando conta à sociedade do papel que se propôs a realizar para contribuir com o desenvolvimento da sociedade maranhense, formando profissionais competentes e sabedores da importância do seu papel para uma sociedade mais justa e igualitária”, frisou.
Os alunos participaram ativamente das discussões, compartilharam pesquisas, experiências e reflexões críticas e dialogaram com a comunidade para construir uma prática curricular mais significativa.
Para a aluna Meirevalda dos Santos Lima (Geografia), a experiência foi marcante. “Enquanto aluna, percebi o quanto esse projeto foi importante e me trouxe uma experiência que me ajudou a pensar criticamente sobre a realidade em que vivemos e sobre o compromisso do professor com a transformação social. O professor não atua apenas dentro da sala de aula, a nossa prática docente precisa dialogar com as comunidades e fortalecer a cidadania. Esse foi um momento de muito aprendizado e que nos fez enxergar a dimensão social da educação de forma muito mais clara”, disse.
O aluno Luiz Wyctor Costa Cantanhede (Geografia) destacou o aprendizado construído junto à comunidade. “Participar deste projeto foi uma experiência transformadora. Aprendi que fazer pesquisa não é apenas buscar teorias nos livros, mas também ouvir as vozes da comunidade, compreender seus saberes e reconhecer o valor da memória. Isso me torna não só um futuro professor de Geografia, mas um educador mais crítico e comprometido com a realidade social”, pontuou.
Para o aluno Raimundo Nonato (Matemática), a troca de experiências também foi fundamental: “Aprendemos muito sobre como as políticas públicas fazem diferença para manter os estudantes na escola e percebemos também a força do trabalho em equipe”.
Já a aluna Lucimar Costa Sousa (Geografia) ressaltou a importância da pesquisa para uma educação crítica: “Foi uma experiência enriquecedora, pois mostrou o valor da pesquisa como ferramenta essencial para conhecer a realidade, refletir sobre ela e buscar caminhos para uma educação mais crítica e transformadora. A culminância nos permitiu integrar os conhecimentos adquiridos, compartilhar experiências e envolver a comunidade, fortalecendo vínculos e reafirmando o compromisso do professor com a formação cidadã e crítica dos alunos”.
Por: Paula Lima