Uema visita Escola Caminho das Estrelas e discute implantação de polo do Programa Ensinar no centro educacional
Por Paula Lima em 16 de September de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa Ensinar de Formação de Professores, realizou, nesta terça (16), uma visita à Escola Caminho das Estrelas (ECE), localizada no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), para discutir a implantação de um polo do programa na instituição. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de formação superior e contribuir para o desenvolvimento educacional da comunidade alcantarense.
De acordo com a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante, a visita representa um passo importante para a expansão do programa. “Estamos avaliando a possibilidade de uma parceria com a Escola Caminho das Estrelas/CLA para levarmos o Programa Ensinar para a Escola Caminho das Estrelas, inicialmente com dois cursos. Para nós, isso significa um momento diferente e muito valioso. Fomos conhecer de perto as condições, as instalações físicas da escola e possibilidades dessa oferta, que certamente será de grande utilidade para a comunidade de Alcântara”, disse.
O reitor da Uema, Walter Canales, destacou o impacto da iniciativa para a formação de professores na região. “A instituição já desenvolve um trabalho muito importante no ensino fundamental. Estamos avançando em tratativas para firmar uma parceria que permita oferecer as atividades do Programa Ensinar, voltadas à formação de professores — tão relevante para o Maranhão e, em especial, para este município. Fomos muito bem recebidos e constatamos que a escola tem, de fato, a estrutura e a capacidade para atender às necessidades do programa”, pontuou.
O Diretor da Escola Caminho das Estrelas, Major Aviador Frederico de Brito Machado, ressaltou a importância dessa aproximação. “É muito gratificante para a Escola Caminho das Estrelas receber o alto escalão da Universidade Estadual do Maranhão, incluindo o reitor e coordenadores, especialmente do Programa Ensinar. Essa parceria é significativa porque amplia o uso da nossa estrutura física, que hoje atende ao ensino fundamental, mas também poderá apoiar o ensino superior por meio desse programa tão relevante. Assim como em outras parcerias que temos firmado, todos ganham: a Uema, os alunos dos cursos superiores e a própria escola. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, frisou.
Durante a visita, também foi anunciado que a escola receberá estagiários do curso de Letras, a partir de outubro, fortalecendo ainda mais a integração entre a Uema e a comunidade local.
A visita marca o início de um diálogo institucional que poderá resultar na implantação de mais um polo do Programa Ensinar, fortalecendo a presença da Uema em regiões estratégicas do estado e contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior.
Por: Paula Lima