Alunos de Pedagogia do Polo Anajatuba realizam mostra sobre Educação Infantil


Por em 15 de October de 2025



Alunos do curso de Pedagogia do Polo Anajatuba realizaram uma mostra pedagógica como culminância da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, ministrada pela Profa. Dra. Terezinha Amaral. O evento apresentou trabalhos voltados às concepções teóricas e legais da infância e às metodologias diversificadas aplicáveis ao ensino nessa etapa.

Com o recorte temático voltado para as contações de histórias clássicas, os estudantes desenvolveram atividades, jogos e recursos pedagógicos que podem ser utilizados com crianças da Educação Infantil. Durante a culminância, os trabalhos foram apresentados aos colegas, professores e à gestora da Escola de Educação Infantil “Chapeuzinho Vermelho”, instituição que recebeu, por doação, todos os cenários, fantasias, jogos e materiais produzidos pelos alunos.

A professora Terezinha Amaral destacou que a mostra foi uma oportunidade de articular teoria e prática, demonstrando os conhecimentos construídos ao longo da disciplina. “Esta foi uma mostra do que aprenderam sobre Educação Infantil na teoria e na prática. Também reforça a importância dessa etapa, relacionada aos direitos de aprendizagem e aos campos de experiência da BNCC. Além dessa política, é fundamental compreender a relevância dos conhecimentos e experiências voltados para a finalidade desta primeira etapa da Educação Básica”, explicou a docente.

Entre os participantes, a aluna Nataliane compartilhou sua experiência e o aprendizado adquirido ao longo da disciplina. “Durante a disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil, aprendi o quanto essa etapa é importante na vida das crianças. Entendi que a Educação Infantil não é só o começo da vida escolar, mas um momento de descobertas, afetos e aprendizagens que ajudam a formar quem a criança será no futuro. Estudamos a história da Educação Infantil, e foi interessante ver como, com o tempo, a criança passou a ser vista como um sujeito de direitos, com voz e com jeito próprio de aprender”, destacou.

Ela acrescentou ainda que conhecer os documentos que orientam essa fase da Educação Básica ampliou sua compreensão sobre o papel do educador: “A BNCC me chamou muito a atenção, principalmente por falar sobre os campos de experiências e os direitos de aprendizagem, que garantem que cada criança possa conviver, brincar, participar, explorar, se expressar e se conhecer. Essa disciplina me fez perceber que ser professor na Educação Infantil é muito mais do que ensinar conteúdos — é estar presente, ouvir, acolher, brincar e oferecer experiências que façam sentido para cada criança”.

O evento representou um momento de integração, partilha e valorização da prática pedagógica.

Por: Paula Lima


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