Aula de campo integra saber científico e conhecimento tradicional em estudo sobre etnozoologia no litoral de Cedral
Por Paula Lima em 29 de outubro de 2025

Alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Cedral participaram de uma aula de campo da disciplina Zoologia de Vertebrados, ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Eduardo Miranda Santos. A atividade foi realizada na Praia do Outeiro, no município de Cedral, e teve como tema “Etnozoologia e gestão sustentável dos recursos pesqueiros”.
A ação pedagógica teve como objetivo promover uma experiência prática a partir da interação com a realidade socioambiental da costa maranhense, aproximando teoria e prática no estudo dos vertebrados marinhos e do modo de vida das comunidades tradicionais.
Durante a atividade, os alunos mantiveram contato direto com pescadores artesanais, observando espécies capturadas, técnicas de pesca e aspectos do manejo tradicional dos recursos naturais. Os estudantes realizaram entrevistas, análise das artes de pesca, registros fotográficos, diagnóstico ambiental da área e elaboração de cadeias alimentares marinhas, organizados em equipes temáticas.
Para o professor Marcos Eduardo, a experiência reforça a importância do diálogo entre universidade e comunidades tradicionais. “A aula de campo foi uma oportunidade de integrar ciência e saber tradicional, permitindo que os estudantes compreendam de forma vivencial como a biologia se conecta à vida das comunidades costeiras. Ao observarmos a pesca artesanal, as espécies capturadas e os desafios ambientais locais, reforçamos a importância da etnozoologia e da gestão sustentável dos recursos naturais para a conservação da biodiversidade e o fortalecimento das comunidades tradicionais”, disse ele.
A atividade contribuiu para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sustentabilidade, biodiversidade e relações ecológicas do ambiente marinho. Para a acadêmica Kerlieny Castro, a experiência foi enriquecedora: “A aula de campo proporcionou uma experiência prática e enriquecedora, permitindo compreender de forma direta a realidade da comunidade pesqueira de Outeiro. Identificamos espécies de peixes, estratégias de captura e analisamos a cadeia alimentar marinha. Também aprendemos a valorizar os saberes tradicionais e a importância da socioecologia e da conservação da sociobiodiversidade costeira”.
Já o estudante Wander Claúdio Araújo Matos destacou a relevância da atividade para a formação acadêmica: “A pesquisa de campo tem grande representatividade porque permite vivenciar na prática o que aprendemos na teoria. Estudamos a biodiversidade da Praia do Outeiro e compreendemos a divisão do ambiente costeiro, que inclui manguezais, dunas, praias e estuários. Foi um aprendizado fundamental para entender os aspectos ecológicos e socioeconômicos da região”.

