Curso de Letras do Polo Santa Luzia do Paruá realiza Café Linguístico
Por Paula Lima em 9 de October de 2025
Alunos do curso de Letras do Polo de Santa Luzia do Paruá realizaram Café Linguístico. A atividade fez parte do encerramento da disciplina Fundamentos da Linguística, ministrada pelo Prof. Dr. Eliúde Costa Pereira.
O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo sobre a importância dos conhecimentos linguísticos na formação de professores de Letras e no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Durante a atividade, foram discutidas temáticas como Concepções de Língua e de Gramática, além de abordagens relacionadas à Linguística Textual e Cognitiva.
De acordo com o professor Eliúde Pereira, a ação possibilitou que os estudantes atuassem de forma protagonista no processo de aprendizagem, ao se envolverem em diversas etapas — desde a pesquisa bibliográfica e a sistematização de informações até a organização do evento e a troca de saberes entre os grupos.
“Essas práticas fortalecem a formação dos licenciandos nas perspectivas teórico-práticas, favorecendo o desenvolvimento de uma práxis pedagógica ativa no ensino de línguas”, disse o docente.
A estudante Márcia Kelly Pereira da Silva ressaltou que o Café Linguístico e as discussões promovidas ao longo da disciplina representaram uma oportunidade para o aprofundamento teórico em torno das principais correntes da Linguística.
“Foi um espaço de debate profícuo sobre diferentes olhares acerca do fenômeno da linguagem. Iniciativas como essa consolidam o aprendizado e estimulam o senso crítico, permitindo a articulação e o confronto de ideias de grandes autores, como Ferdinand de Saussure, em um ambiente acadêmico, mas dinâmico”, afirmou.
Para o discente Fábio de Azevedo Mesquita, o evento foi uma oportunidade de sintetizar os conteúdos estudados, como o percurso histórico e as influências de abordagens linguísticas — Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo e Linguística Textual, entre outras.
“A disciplina e o Café Linguístico nos ajudaram a compreender o papel das linguagens, especialmente da linguagem verbal, no mundo”, pontuou.
A Coordenadora do Polo, professora Maria Neide de Sousa Gomes, agradeceu o empenho do professor e dos alunos na execução da atividade e destacou o impacto positivo da ação na formação acadêmica. “O Café Linguístico foi um momento de reflexão, interação e aprendizado. Atividades como essa despertam nos discentes o desejo de aprimorar seus conhecimentos e fortalecer a prática docente”, concluiu.
Por: Paula Lima