Aula prática em laboratório fortalece formação de licenciandos em Ciências Biológicas no Polo Codó
Por Paula Lima em 15 de dezembro de 2025

Alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Codó participaram, no dia 6 de dezembro, de uma aula prática de laboratório no Laboratório de Biologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Codó. A atividade integrou a disciplina Microbiologia e Imunologia, ministrada pela Profa. Dra. Alyne Freire de Melo, e proporcionou aos alunos uma vivência essencial para a articulação entre teoria e prática na formação docente.
A iniciativa reafirma a importância das aulas experimentais no processo de ensino-aprendizagem, ao possibilitar a compreensão concreta dos fenômenos biológicos e o desenvolvimento de habilidades fundamentais à investigação científica, como observação, manuseio de equipamentos, registro e análise de dados, interpretação de resultados e rigor no cumprimento de protocolos. A proposta está alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o ensino de Ciências com foco em competências investigativas, protagonismo estudantil e compreensão integrada dos processos naturais.
A atividade foi promovida pela Profa. Dra. Alyne Freire, responsável pela disciplina, com o apoio da Profa.Vivian Alessandra Sousa, técnica do Laboratório de Biologia do IFMA. A parceria com a instituição foi fundamental para garantir uma infraestrutura mais completa e especializada, necessária à realização de procedimentos experimentais que demandam equipamentos específicos, ambientes controlados e materiais de precisão.
Durante a aula, os estudantes realizaram o preparo de diferentes meios de cultivo, utilizados para o crescimento de microrganismos em laboratório, além da análise microscópica de microrganismos. Também foi desenvolvida uma prática de identificação de células de defesa, a partir da coleta de sangue periférico de uma aluna, permitindo a observação e a correlação entre tipos celulares e suas funções no sistema imunológico.
Para a aluna Mikaelly dos Santos Costa, a experiência foi decisiva para consolidar os conteúdos estudados. “Durante a aula prática de Microbiologia e Imunologia, tive a oportunidade de vivenciar de forma concreta os conteúdos estudados em sala de aula. A prática de preparo de meios de cultura foi especialmente interessante, pois pude compreender melhor a importância das condições adequadas para o crescimento de microrganismos, além de perceber o rigor e o cuidado necessários no trabalho de laboratório”, destacou.
Ela também ressaltou a relevância da observação das células do sangue periférico: “Foi possível identificar diferentes tipos celulares e relacioná-los às suas funções no sistema imunológico. A prática foi muito enriquecedora e me deixou ainda mais motivada a aprofundar meus conhecimentos na área, como futura professora de Biologia”.
Segundo a professora Alyne, os conteúdos de Microbiologia e Imunologia foram previamente trabalhados em sala, o que contribuiu para o engajamento dos estudantes durante a prática. “Os alunos estavam muito empolgados e curiosos, foram atentos e cumpriram todas as boas práticas de laboratório. Mais do que executar procedimentos, desenvolveram uma postura investigativa, aprenderam a interpretar resultados, a trabalhar com precisão e a seguir protocolos com rigor científico”, afirmou. Para a docente, as aulas de laboratório complementam a teoria, ampliam a motivação e consolidam conhecimentos, formando futuros professores mais preparados, curiosos e comprometidos com a docência.
Ao final, a coordenação da atividade registrou agradecimento especial à Profa. Vivian Alessandra Sousa, técnica do Laboratório de Biologia, e ao Prof. Jandherson Moura Silva, Diretor-Geral do IFMA – Campus Codó, pela estrutura disponibilizada e pelo apoio operacional, fundamentais para a realização da aula prática.

Por: Paula Lima