Projeto “Crescendo Juntos” promove ações de respeito, empatia e identidade racial em Pedro do Rosário
Por Paula Lima em 3 de dezembro de 2025

Alunas de Pedagogia do Polo Pedro do Rosário, por meio da disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, realizaram, ao longo do segundo semestre de 2025, o projeto de estágio “Crescendo Juntos: Respeito, Empatia, Identidade Racial e Ação no Combate à Vulnerabilidade Social”. A iniciativa foi conduzida pela professora Maria de Fátima Serra Rios e envolveu turmas do 1º ao 5º ano da Escola Quilombola Francisco Borges Rodrigues, localizada no bairro Quineira, MA-006.
Com foco no desenvolvimento de valores essenciais para a convivência social, o projeto teve como principal objetivo fortalecer atitudes de solidariedade, respeito, empatia e valorização da identidade racial, além de promover a conscientização dos estudantes sobre situações de vulnerabilidade social presentes no cotidiano da comunidade.
A culminância do projeto ocorreu no dia 26 de novembro, reunindo alunos, famílias e comunidade escolar em um momento de celebração das atividades desenvolvidas. As estudantes participaram de pesquisas, atividades em sala de aula, confecção de murais, brincadeiras cooperativas e competitivas, jograis, desfile de garotas e garotos quilombolas, além de contribuírem diretamente na organização do evento final.
Segundo a professora Maria de Fátima Serra Rios, a proposta também fortaleceu a parceria entre escola, família e comunidade. “Incentivar e estreitar laços e parceria entre família, escola e comunidade, valorizando a cultura, o respeito, a empatia e a identidade racial”, destacou.

A estudante Laurenice de Jesus Moreira dos Reis afirmou que o projeto contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e para o reconhecimento de sua identidade. “Através de tudo que foi ensinado para nós, pude conhecer e aprender mais sobre meus direitos, quem eu sou, minhas origens, também conhecer um pouco mais sobre minha comunidade e o quanto é importante exercer a empatia e o respeito com meus coleguinhas, com todos os funcionários da escola, minha família e minha comunidade”, destacou.
O projeto “Crescendo Juntos” se consolidou como uma experiência formativa significativa, reforçando o compromisso da educação quilombola com o respeito às identidades e com o fortalecimento dos vínculos comunitários.


Por: Paula Lima