Alunos de Geografia do Polo Turiaçu discutem leitura de gêneros textuais durante seminário


Por em 19 de June de 2024



Os alunos do curso de Geografia do Polo Turiaçu realizaram seminário, com o tema “Construindo Competências em Leitura de Gêneros Textuais da Esfera Acadêmica”. A atividade fez parte da disciplina Leitura e Produção Textual, ministrada pelo Prof. Dr. Elinaldo Silva.

O objetivo foi incentivar e capacitar os alunos a lerem e compreenderem de maneira crítica, proficiente e emancipadora os diversos gêneros de textos acadêmicos.

Na ocasião, foram discutidas as seguintes temáticas: A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news; Variação linguística; Preconceito linguístico; Intertextualidade, dentre outras. Os temas levaram os acadêmicos a debater e discutir dilemas éticos relacionados à pesquisa e escrita acadêmica, incentivando o pensamento crítico e a reflexão.

“A ideia do seminário surgiu a partir da identificação de uma necessidade entre os alunos de desenvolver habilidades eficazes de leitura e escrita acadêmica. Atividades como essa, focadas em leitura e escrita nessa esfera social, desenvolvem habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e profissional e fornece aos estudantes ferramentas e estratégias possíveis para dominar esses gêneros. O momento teve bastante repercussão entre os acadêmicos”, disse o professor.

Para a aluna Deidiana Sousa, o seminário temático foi de suma importância na vida dos acadêmicos. “Foi um complemento daquilo que se aprendeu durante as aulas teóricas, colocando em prática não só a leitura e a oralidade, mas também a escrita e desenvoltura acadêmica, fazendo prova de si mesmo”, destacou ela.

Para o aluno Francisco Cardoso, “essa modalidade de atividade acadêmica oral para muitos é uma tarefa difícil. No entanto, para nós foi de grande aprendizado, por meio dele aprendemos na prática um pouco sobre posturas que devemos ter na nossa futura profissão, exercitamos a oralidade, utilizamos tecnologia, aprendemos a nos expressar em público, qualidades essas indispensáveis para o crescimento de um futuro profissional na área de Geografia”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens