Alunos de Geografia do Polo Presidente Médici observam e analisam a geomorfologia durante aula de campo
Por Paula Lima em 25 de June de 2024
Alunos do curso de Geografia do Polo Presidente Médici tiveram aula de campo, no dia 22 de junho, na disciplina Geomorfologia, ministrada pelo professor Carlos Henrique Santos da Silva.
O objetivo foi analisar a evolução geomorfológica, considerando os processos endógenos e exógenos operantes, com ênfase na identificação e caracterização de morfologias resultantes e inter-relação entre o relevo e ação antrópica.
Na ocasião, os alunos visitaram o município de Santa Luzia do Paruá, onde aprenderam sobre as superfícies aplainadas; o Rio Paruá, nos povoados Centro do Lelau e Cizino; Vila Verde, conhecendo mais sobre colinas degradadas.
Durante os percursos, eles foram instruídos ao pensamento crítico, ao conhecimento e interrelações entre as formas de relevo. Através de ficha de campo, elaborada exclusivamente para a área de estudo, foi possível a mensuração de variáveis geomorfológicas (análise taxonômica, modelos de acumulação, drenagem, modelos de aplainamento, modelos de disseção e processos operante na área), além de conhecimentos relativos a métodos, técnicas em geomorfologia, caracterização morfoestrutural e morfoescultural em bacias sedimentares e o relevo derivado de processos exogenéticos e intervenção antrópica nas feições geomorfológicas.
“A aula de campo é uma prática científica eficiente e necessária para os estudantes do curso de Geografia, pois permite aos alunos o conhecimento e o entendimento da disciplina que estão cursando e com isso compreender as dinâmicas geomorfológicas. Esta prática de estudo em campo proporciona uma visão ampla e diversificada, com isso os estudos associam o teórico ao prático e passam a contribuir para a interpretação das relações morfológicas e morfodinâmicas, as quais foram bem analisadas no percurso realizado no município de Santa Luzia do Paruá”, explicou o professor Carlos Henrique.
Para o aluno Deybson William Lira Santos, “a aula de campo teve como finalidade observar e analisar a geomorfologia no município de Santa Luzia do Paruá. Ao longo do percurso o professor fez diversas paradas para analisarmos as características de cada ponto, no qual cada um de nós preenchemos fichas para caracterizar o relevo e sanar todas as dúvidas sobre sua origem, formas etc. Após cada ponto, foi possível ter uma maior compreensão sobre esses processos dinâmicos que permeiam a geomorfologia, agregando grandemente para cada aluno uma maior noção do espaço geográfico do qual fazemos parte”.
Por: Paula Lima