Alunos de Geografia do Polo Água Doce visitaram o Parque Parque Eólico dos Pequenos Lençóis Maranhenses e a Lagoa do Barreiro Azul


Por em 28 de June de 2024



Os alunos do Curso de Geografia do Polo Água Doce do Maranhão tiveram aula de campo na Praia do Barro Vermelho, no Parque Eólico dos Pequenos Lençóis Maranhenses e na Lagoa do Barreiro Azul, no município de Paulino Neves. O momento fez parte da disciplina Geomorfologia, ministrada pela professora Marinalva Costa.

O objetivo foi ampliar as competências e habilidades dos discentes, por meio da correlação dos conhecimentos aquiridos durantes as aulas expositivas e dialogadas no polo.

Na ocasião, os alunos compreenderam a morfogênese, a morfologia, a morfodinâmica e a morfocronologia do relevo local, caracterizado por formações de dunas (móveis e fixas ou paleodunas), além da formação da lagoa que tem origem antrópica.

A ideia, também, é que os dados e informação levantados sejam usados para a elaboração de artigos, a serem submetidos a futuras publicações acadêmicas.

Para a Profa. Marinalva, o desenvolvimento das atividades práticas (aula de campo) nos cursos de Geografia é fundamental, porque se configura em um momento de análise do espaço geográfico, considerando sua complexidade. “Essa metodologia poderá promover a correlação dos objetos do conhecimento, trabalhados em sala de aula, com a realidade dos discentes, podendo tornar sua formação mais significativa. Esse momento poderá, ainda, despertar nos discentes o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas geográficas, assim como o conhecimento e domínio de técnicas e métodos de pesquisas em Geografia, com o intuito de sistematizar conhecimentos geográficos”, disse ela.

Os alunos destacaram a importância de um momento como esse para suas formações acadêmicas. Momento onde puderam correlacionar os conhecimentos adquiridos com as leituras e as aulas presenciais.

“As aulas da disciplina de Geomorfologia para mim foram incríveis, Aprendi muito sobre essa área fascinante. O ponto alto da experiência foi a aula de campo, onde pudemos ver de perto as formações geológicas e geomorfológicas que estudamos em sala. Essa prática foi essencial para consolidar nosso aprendizado, pois observar diretamente os fenômenos que discutimos teoricamente nos deu uma nova perspectiva. Essa experiência foi extremamente enriquecedora. Saímos dessa aula com um conhecimento muito significativo e prático sobre geomorfologia e suas diversas aplicações, o que certamente contribuirá muito para nossa formação acadêmica e profissional”, destacou o aluno Francismar Vilar.

O acadêmico Antônio Marcos Ferreira dos Santos, frisou a oportunidade de ir a campo e ver na prática os ensinamentos repassados. “Esses momentos são únicos e é sempre bom poder participar, pois o aprendizado é a forma de nos tornar pessoas melhores e, assim, poder contribuir futuramente para as próximas gerações a importância do conhecimento através da educação”, ressaltou.

Para o representante do Polo, Joelves da Silva Souza, que acompanhou a turma durante a visita, “as aulas de campo dão aos nossos discentes as oportunidades de vivenciar o que é aprendido em sala de aula. Onde pode ser consolidado novos conhecimentos sobre temas fundamentais para a formação no curso de Geografia. E o compartilhamento de informações locais colhidas com pessoas que tem um contato direto com o ambiente a ser estudado, demonstrando também a importância do curso para a sociedade, que será beneficiada com graduandos de excelência qualidade profissional”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens