Geografia Urbana é destaque durante aula de campo no Polo Brejo


Por em 28 de June de 2024



No último dia 22 de junho, alunos do Curso de Geografia do Polo Brejo tiveram aula de campo na disciplina Geografia Urbana, ministrada pelo Professor Fabrício Sousa da Silva. Eles visitaram as cidades Piracuruca e Parnaíba, localizadas no Piauí.

O objetivo foi a observação de conceitos referentes a disciplina, com destaque para as formas e processos de produção do espaço urbano e região de influência das cidades.

Na ocasião, os alunos observaram os diferentes momentos da história de Piracuruca, por meio de uma visita guiada, bem como as características de seu núcleo urbano e morfologia urbana desta cidade. A atividade encerrou-se na sede municipal de Parnaíba, onde se verificou as principais características de uma cidade considerada Centro Sub-Regional, com infraestrutura e serviços diferentes dos ofertados no primeiro local visitado.

“Uma atividade de campo é sempre um momento marcante para o aluno. Nessa ocasião, tivemos a oportunidade de percorrer dois núcleos urbanos distintos e analisar o contexto destas de modo a verificar semelhanças e diferenças relacionadas ao processo de formação do tecido urbano, estrutura social e aspectos econômicos. É uma maneira prática de observar conteúdos teóricos discutidos em sala”, disse o professor Fabrício.

Para a aluna Valdenia de Carvalho da Silva, a aula de campo foi muito proveitosa. “Foi possível observar e comparar as estruturas urbanas nas duas cidades visitadas, cada uma com suas particularidades. E, também, por meio desta aula de campo identificar aspectos interessantes, comparar e compreender melhor como a arquitetura influencia a vida urbana e a identidade de um local. Ressalto, ainda, a importância da aula de campo para o meu aprendizado, desenvolvimento pessoal e ampliação dos meus horizontes acadêmicos. Quero aqui deixar meu carinho e admiração ao professor Fabrício, que não mediu esforços para que esta aula de campo pudesse acontecer. Obrigada por tudo professor”, destacou ela.

A acadêmica Erika Barbosa Gomes, ressaltou que “foi uma experiência esclarecedora. Durante toda a visita tivemos a oportunidade de observar diretamente a dinâmica urbana, os processos de urbanização e seus impactos no espaço geográfico. E podemos ver também as teorias que foram aprendidas na sala de aula, como elas foram aplicadas no mundo real, analisando os aspectos como a organização espacial das cidades, os contrastes socioeconômicos entre diferentes bairros e as transformações que nelas ocorriam. Lá podemos também observar, o contraste direto com o ambiente urbano que nos permitiu discutir as questões contemporâneas, como mobilidade urbana, planejamento urbano e até a sustentabilidade. A interação com as cidades e seus habitantes nos trouxe também grandes dimensões de aprendizado e foi uma experiência maravilhosa, fundamental para desenvolver nosso olhar crítico e aprofundado sobre os fenômenos urbanos, contribuindo significamente para nossa formação”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens