Alunos de Geografia do Polo Pirapemas têm aula de campo sobre Geologia
Por Paula Lima em 17 de July de 2024
Alunos do Curso de Geografia do Polo Pirapemas têm aula de campo na disciplina de Geologia, ministrada pela Professora Márcia Fernanda Pereira Gonçalves.
O momento aconteceu nas margens dos rios Peritoró e Itapecuru e teve o objetivo de alinhar os assuntos abordados em sala durante às aulas, apresentando em campo os elementos debatidos durante as aulas expositivas, com ênfase para as faces geológicas e as rochas existentes nos locais visitados.
Na ocasião, os alunos efetuaram coleta de rochas e percepção ambiental/geológica em dois pontos. O primeiro as margens do rio Peritoró, no município de Pirapemas, e o segundo, as margens do rio Itapecuru, no município de Cantanhede. Nas duas áreas visitadas, foram abordadas temáticas sobre o processo de formação e evolução geológica do Estado do Maranhão e do vale do Rio Itapecuru, considerando também a importância paleontológica da área, pois trata-se de uma grande bacia sedimentar que possui fósseis de grande relevância para a ciência.
Os acadêmicos verificaram os tipos de rochas existentes, observando suas características, e também o processo de percepção ambiental e geológica.
“As atividades práticas aplicadas ao curso de Geografia são de suma importância para que o aluno possa associar os conhecimentos adquiridos em sala a dinâmica espacial. No caso da disciplina de Geologia, o trabalho de campo permite ao aluno verificar processos geológicos e elementos que compõem a paisagem, com ênfase para rochas e sedimentos. Trata-se de uma atividade rica e de grande valor formativo”, disse a professora.
Para a aluna Maria de Jesus dos Santos, “o trabalho de campo tem sua importância pois é muito mais fácil aprender na prática tornando a aula muito mais proveitosa e, assim, podendo ter o melhor conhecimento sobre o trabalho repassado, a disciplina geologia nos dá o melhor entendimento sobre o surgimento e funcionamento da terra, fazendo com que compreendamos o início de tudo”.
Por: Paula Lima