Alunos de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão realizam seminário sobre a realidade sociocultural novaolindense
Por Paula Lima em 18 de July de 2024
Os alunos do Curso de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão realizaram, dia 13 de julho, o “I Seminário de Sociologia: Perspectivando a realidade sociocultural Novaolindense”. A iniciativa foi fruto da disciplina de Sociologia, ministrada pela Profa. Dra. Maria de Fatima Sousa Silva.
O objetivo foi compreender o contexto histórico e a organização política do município desde sua origem à contemporaneidade, bem como discutir os avanços e os problemas sociais existentes no município e compartilhar com a sociedade novaolindense os conhecimentos produzidos na Universidade, sobretudo no Programa Ensinar do polo local.
Os acadêmicos se engajaram em atividades que apresentassem informações e conhecimentos sobre como a cidade se originou, as pessoas que vieram de outras regiões do Brasil, os povos originários que habitavam e ainda habitam na região, e toda organização social.
O evento contou com a participação dos primeiros moradores e profissionais homenageados, além da participação da sociedade. No decorrer do seminário, os acadêmicos apresentaram, por meio de dramatização, os aspectos econômicos, político, social, cultural e o contexto histórico dos povos originários que habitavam na região e os primeiros habitantes que chegaram. Vale ressaltar que uma parte da narração dos fatos foi em forma de cordel produzido pelos alunos. Outro ponto que merece destaque, se refere aos objetos e utensílios utilizados pela sociedade época e também aqueles usados pelos povos indígenas, de modo que os discentes organizaram o cenário representando muita originalidade.
“A partir da realização de uma atividade desta natureza, eu como professora da disciplina, reconheço a importância de pensar e efetivar estratégias, que instigue, que motive e provoque engajamento nos acadêmicos, para que estes desenvolvam as competências e habilidades que contemplem diversas aprendizagens para sua formação profissional e pessoal. Tendo em vista que num seminário deste, além de colocar em prática pedagógica o que foi aprendido teoricamente na disciplina, se trabalha também a questão de empatia, respeito das ideias dos pares, trabalho em equipe, a cooperação, habilidades de realizar pesquisas, organizar evento, a oralidade, o conhecimento de sua região, conhecimento das vivências e cultura dos povos originários da região, a criatividade, a valorização cultural além de enaltecer os aspectos locais”, disse a professora.
Ela, ainda, complementou: “quero ressaltar, também, sobre o engajamento, a determinação e o interesse dos acadêmicos, que foi fundamental. Uma turma que me orgulho muito de ter ministrado esta disciplina, pois são muito esforçados e dispostos a aprender. Ademais, a coordenação se fez presente com muita presteza em tudo. Parabéns turma de Pedagogia do Polo Nova Olinda. Sempre reitero, Viva o Programa ENSINAR!”.
Para a acadêmica Isabella Sandialy Farias Lopes, “o seminário teve uma enorme valia, tendo em vista a importância de aprender sobre o processo sócio-histórico do nosso município, seus valores e culturas, desde o primeiro contato entre a primeira moradora e os povos originários que aqui já habitavam, revivendo sempre a nossa história, portanto o seminário nos promoveu muitas aprendizagens”.
A acadêmica Mayanne Samara Buás Garcia, destacou que o trabalho acadêmico fez eles saírem da zona de conforto. “Buscamos informações ao máximo para transmitir com eficiência ao público, adquirindo conhecimentos em relação a temática. Enfatizamos sobre os primeiros povos originários, etnia Ka’apor. Aprendemos sobre a sua cultura, organização social, alimentação, costumes, crenças, arte, economia e religião. A outra temática enfatizou a chegada dos primeiros moradores de Nova Olinda do Maranhão, com uma forma bem didática, o enredo recitado em forma de cordel. Foi apresentado aos alunos e à sociedade novaolindense a grande riqueza que temos em informações sobre a história de nossa cidade e das comunidades que fazem parte da nossa região e o quanto essas informações são importantes para todos os moradores”, frisou ela.
A aluna Leidiane Pinto da Costa reiterou que o evento a fez desenvolver a resiliência para lidar com personalidades diversas, além de aperfeiçoar a oratória, a confiança e as técnicas para lidar com o público com entusiasmo e atenção. “O aprendizado constante durante todo o processo do seminário me permitiu aprimorar minhas habilidades que ainda precisam ser lapidadas. Além disso, percebi o quanto sabemos pouco sobre qualquer assunto e que sempre há algo novo a ser aprendido. A professora Maria de Fátima foi fundamental para nos orientar detalhadamente sobre como lidar com todos os obstáculos que surgiram”, ressaltou.
Por: Paula Lima