Turma de Pedagogia do Polo Carutapera promove seminário sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais
Por Paula Lima em 17 de January de 2025
Alunos de Pedagogia do Polo Carutapera realizaram um seminário sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais, sob a coordenação do Prof. Gilberto Penha Costa, responsável pela disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática.
O evento teve como objetivo central demonstrar como a Matemática está presente em diversas áreas do conhecimento, promovendo a integração entre disciplinas e tornando o aprendizado mais significativo.
O seminário foi dividido em quatro eixos temáticos:
- Interdisciplinaridade e Ensino da Matemática
- Objetivo: Demonstrar como a Matemática permeia diferentes áreas do conhecimento, facilitando conexões interdisciplinares e enriquecendo o aprendizado.
- Letramento Matemático: Conhecimentos Essenciais para a Vida
- Objetivo: Ressaltar a importância do letramento matemático na formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios da sociedade.
- Processos Didático-Pedagógicos e a BNCC: Resolução de Problemas, Investigação, Projetos e Modelagem
- Objetivo: Discutir os métodos didáticos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em resolução de problemas, investigação, desenvolvimento de projetos e modelagem.
- Planejamento, Planos de Ensino, Projeto Didático e Avaliação em Matemática
- Objetivo: Fornecer ferramentas para a elaboração de planejamentos e avaliações eficientes no ensino da Matemática.
Para potencializar o aprendizado, foram utilizados diversos recursos didáticos, como apresentações em slides, materiais impressos, jogos matemáticos, materiais manipuláveis (blocos lógicos e material dourado), vídeos, exemplares e plataformas digitais para colaboração.
O seminário contou com palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas práticas. Também houve exposições de trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos, que apresentaram soluções inovadoras para os desafios do ensino da Matemática.
O Prof. Gilberto destacou a importância da iniciativa. “O ensino da Matemática nos anos iniciais precisa ser desmistificado. Queremos mostrar que ela pode ser prazerosa e útil no cotidiano. Esse seminário foi uma oportunidade para construir saberes interdisciplinares e práticas inovadoras. Além disso, os alunos tiveram a compreensão de que a Matemática pode ser compreendida em conjunto com outras disciplinas, e que não está isolada”, disse ele.
Para o aluno Mateus Montelo, o seminário foi inspirador. “A primeira oficina de matemática foi extremamente importante para a turma de pedagogia, mediante os ensinamentos do professor Gilberto Costa. Houve bastante êxito quanto aos projetos demonstrados. Também houve uma grande interação entre as outras turmas, tanto de Letras e de Física, que juntos obtivemos um grande sucesso quanto à demonstração dos trabalhos. E todos que estavam presentes com toda certeza aprenderam bastante e com certeza vão lembrar de algumas coisas que foram demonstradas. E é muito importante entender que a matemática é para a vida, ela vai além do âmbito educacional, ela vai, ela gera um conhecimento geral para a sociedade ao todo”, destacou ele.
Por: Paula Lima