Alunos de Física do Polo Apicum-Açu realizam atividades a partir de práticas pedagógicas


Por em 27 de January de 2025



Os acadêmicos do 5º período do curso de Física do Programa Ensinar do Polo Apicum-Açu protagonizaram um encerramento marcante da disciplina “Avaliação Educacional e Escolar”, ministrada pela Profa. Dra. Maria de Fátima Sousa Silva. A partir de práticas pedagógicas criativas e inovadoras, o grupo explorou o tema da avaliação educacional com atividades que uniram arte, pesquisa e reflexão.

Entre as dinâmicas desenvolvidas, os alunos encenaram uma peça teatral que dramatizou os tipos de avaliação ao longo da história da educação no Brasil, conectando teoria e prática de forma envolvente. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, que incluiu entrevistas com gestores e professores locais. As descobertas foram apresentadas em formato de podcast, onde os estudantes simularam os participantes da pesquisa, discutindo os desafios e perspectivas educacionais da região.

Outra atividade foi a produção coletiva de um cordel intitulado “Avaliação para Emancipação”, que trouxe a rica tradição da literatura popular nordestina para a sala de aula. Cada acadêmico contribuiu com versos, revelando criatividade e o aprendizado obtido na disciplina. A iniciativa teve como objetivo não só valorizar o cordel enquanto expressão cultural, mas também ressignificar os conteúdos estudados, estimulando a capacidade criativa e crítica dos estudantes.

A experiência foi elogiada pelos alunos, que destacaram o impacto transformador das atividades na formação acadêmica e na compreensão prática do tema.

Madinele Oliveira afirmou que a disciplina foi “fundamental para nossa turma de Física, proporcionando um aprendizado dinâmico e intelectualmente estimulante. As avaliações e estratégias eficazes podem melhorar a qualidade do ensino. Essa experiência enriquecedora nos preparou para enfrentar desafios futuros”.

Natália Rodrigues enfatizou o caráter interativo e prático das metodologias utilizadas. “Foi uma experiência que, além de agregar conhecimento, nos preparou para desafios reais da educação. A metodologia usada foi de bastante eficácia para despertar e aguçar o interesse de cada um. Agradeço imensamente por todo o cuidado e dedicação em promover meu despertar como graduanda”, destacou.

Daniele Mota destacou que a disciplina ajudou a quebrar tabus sobre avaliação, promovendo uma visão humanizada do processo: “Aprendemos que se deve considerar mais o processo de ensino-aprendizagem do aluno do que uma nota. O IDEB, que era uma das minhas maiores dúvidas, hoje é compreendido como um instrumento crucial para o desenvolvimento da educação”.

A disciplina ministrada pela Profa. Maria de Fátima reforçou que a avaliação educacional vai além de números, sendo uma ferramenta para transformação e desenvolvimento humano. As atividades integraram pesquisa acadêmica, cultura popular e práticas pedagógicas inovadoras, mostrando como o ensino pode ser ao mesmo tempo criativo, profundo e significativo.

Por: Paula Lima



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