Alunos de Geografia do Polo São Bernardo realizam exposição científica sobre Climatologia


Por em 5 de February de 2025



Alunos do curso de Geografia do Polo São Bernardo realizaram uma oficina intitulada “Instrumentos da Estação Meteorológica”, sob a mediação do professor Me. Sérgio Henrique Pinto Silva, na disciplina de Climatologia.

A atividade teve como principal objetivo propor a confecção de instrumentos utilizados em estações meteorológicas, como o barômetro, anemômetro e pluviômetro, utilizando materiais recicláveis. Essas ferramentas ajudam na medição de variáveis como pressão atmosférica, velocidade dos ventos e precipitação pluviométrica, facilitando o entendimento de fenômenos meteorológicos de forma mais interativa e acessível.

Durante a oficina, os alunos foram incentivados a produzir os próprios instrumentos meteorológicos. O barômetro, por exemplo, pode ser feito a partir de frascos de maionese, bexigas, canudos, barbantes e caixas de sapato, permitindo que os estudantes observem a variação da pressão atmosférica através de modificações visíveis no aparelho. Já o anemômetro, que mede a velocidade dos ventos, pode ser confeccionado com lápis, borracha, tiras de papelão, pregos e tachinhas, e os alunos podem entender a importância dessa medição ao explorar como se formam tempestades e furacões.

O pluviômetro, instrumento utilizado para medir a quantidade de precipitação da chuva, foi feito com garrafa pet, e os alunos também discutiram a importância do termômetro, que indica a variação da temperatura e seu impacto no clima.

De acordo com o Prof. Me. Sérgio Henrique Pinto Silva, “a Climatologia é um conteúdo do currículo de Geografia que estuda os conteúdos físico-naturais relacionados ao clima e a previsão do tempo. Pressão atmosférica, velocidade dos ventos, formação de nuvens, temperatura, precipitações de chuvas e previsões meteorológicas são alguns dos assuntos que orbitam esse universo. As atividades práticas são bem-vindas na hora de ensinar a climatologia”.

Além disso, o Prof. Sergio ressaltou que a atividade ajuda os alunos a entender e contextualizar para seu dia a dia conhecimentos que são técnicos e fenômenos nem sempre visíveis. “Facilitam a compreensão de como se formam e agem na paisagem local elementos como chuva, vento, umidade e temperatura. Assim, relacionam os conteúdos estudados a questões da realidade dos alunos que, por sua vez, refletem sobre os impactos desses elementos na saúde, agricultura, planejamento urbano, turismo, onde os alunos entendem que é um assunto integrado na trajetória deles”, destacou.

A estudante Lorena Mendes frisou sobre a importância da exposição de trabalhos para o aprendizado. “A exposição de trabalhos é fundamental, pois nos permite trocar ideias e aprofundar os conteúdos. Além disso, o esforço e trabalho envolvidos em realizar as atividades nos incentivam a apresentar o conteúdo de forma clara, para que todos possam sair com novos conhecimentos”, afirmou.

Essa oficina contribuiu para fortalecer o ensino da climatologia, permitindo aos alunos vivenciar de maneira prática a construção de instrumentos meteorológicos e aprofundar seu entendimento sobre a relação entre o clima e as questões sociais e ambientais.



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