Alunos de Ciências Sociais do Polo Viana realizam exposição de painéis sobre as diferentes formas de juventude


Por em 7 de February de 2025



Alunos do Curso de Ciências Sociais do Polo Viana realizaram, dia 02 de fevereiro, uma exposição de painéis abordando as diferentes formas de juventude. A atividade integrou a disciplina Sociologia da Juventude, ministrada pela Profa. Dra. Andréa Sousa.

O evento teve como objetivo criar um espaço de trocas e vivências, permitindo que os discentes refletissem sobre temas essenciais relacionados à juventude. Os alunos foram desafiados a realizar a leitura e análise de textos indicados, que tratavam de diversas formas de juventude, incluindo juventude indígena, rural, questões de sexualidade e gênero, redes sociais e questões raciais.

Após a leitura e reflexão dos materiais, os estudantes elaboraram painéis expositivos, que foram impressos e apresentados no polo. Durante a exposição, os discentes tiveram a oportunidade de explanar os temas estudados, fomentando um ambiente de discussão e reflexão coletiva sobre esses assuntos tão relevantes na formação dos futuros professores.

A professora Andréa Sousa destacou a importância do evento para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. “Este evento promoveu uma rica oportunidade para que os alunos pudessem colocar em prática o exercício da comunicação oral e da reflexão sobre os trabalhos que apresentarão em congressos e seminários. Além disso, foi uma rica oportunidade de discussão sobre os temas propostos. Neste momento de formação, propostas como esta contribuem muito com a aprendizagem dos discentes”, disse ela.

Os alunos também ressaltaram o impacto positivo da experiência em seu aprendizado e crescimento profissional.

Sarajane Dias Nunes compartilhou sua perspectiva sobre o evento. “Durante a apresentação dos trabalhos, tivemos a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades valiosas que contribuíram significativamente para o nosso crescimento profissional. Um dos principais aprendizados foi a importância do olhar amplo para todas as questões sociais. Aprendemos a lidar com situações imprevisíveis e a ajustar nossas estratégias para atender às necessidades em dificuldades. Além disso, desenvolvemos habilidades essenciais para o ensino, como planejamento, organização e comunicação eficaz, criamos ambientes de aprendizado inclusivos e estimulamos o pensamento crítico”, frisou.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens