Alunos de Ciências Biológicas do Polo Brejo produzem vídeos curtos explorando as tecnologias no ensino de Ciências e Biologia
Por Paula Lima em 13 de February de 2025
No polo de Brejo, os alunos do curso de Ciências Biológicas produziram vídeos curtos utilizando celulares. A atividade fez parte da disciplina Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Biologia, ministrada pelo Prof. Dr. Jociel Ferreira Costa, proporcionando aos estudantes um momento prático para explorar as possibilidades de aplicação dessa ferramenta no ensino.
A proposta metodológica do Programa prevê atividades assíncronas, permitindo que os alunos desenvolvam suas produções dentro de suas realidades e disponibilizando um espaço para reflexão e discussão em sala sobre os recursos utilizados.
Sendo assim, eles foram envolvidos ativamente em todas as etapas do processo, desde a escolha do tema do vídeo até a edição final. Eles definiram os roteiros, selecionaram imagens e utilizaram aplicativos gratuitos de edição para aprimorar suas produções. Essa experiência prática permitiu que explorassem o uso da tecnologia como ferramenta didática, aproximando-os das novas formas de ensino e aprendizagem.
O professor Jociel ressaltou a importância da atividade para o desenvolvimento dos futuros educadores. “A atividade traduz o momento em que o aluno irá transpor a teoria na prática. Consumimos bastante conteúdos digitais, mas produzi-los é uma outra perspectiva, é algo novo (para muitos), aguça a criatividade e o protagonismo do aluno, ao querer retratar o tema que ele acredita ser relevante. Apesar das dificuldades (falta de equipamentos), os alunos deram um show de criatividade”, disse ele.
A experiência destacou o papel das tecnologias digitais no ensino de Ciências e Biologia, incentivando a autonomia dos alunos e abrindo novas possibilidades para a aplicação dessas ferramentas em sala de aula. A criatividade e o engajamento dos participantes demonstraram que, mesmo com desafios técnicos, a inovação na educação pode transformar a aprendizagem de maneira significativa.
Confira os vídeos AQUI.
Por: Paula Lima