Acadêmicos de Geografia do Polo Barreirinhas têm aula de campo sobre Recursos Hídricos
Por Paula Lima em 26 de February de 2025
Os acadêmicos do curso de Geografia do Polo Barreirinhas, do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, tiveram uma aula de campo sob orientação do Prof. Evaldo Monteiro. A atividade teve como objetivo aprofundar os estudos na disciplina de Hidrogeografia, explorando na prática conceitos fundamentais sobre os recursos hídricos e seus processos de tratamento e conservação.
A primeira parada foi na Estação de Tratamento de Água (ETA) da CAEMA, onde os estudantes conheceram todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água para a população local. Eles puderam observar de perto as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, compreendendo a importância da qualidade da água para a saúde pública e os desafios enfrentados para garantir um abastecimento eficiente.
Em seguida, o grupo visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barreirinhas, onde analisaram os métodos utilizados para a remoção de resíduos e a purificação da água antes de seu retorno ao meio ambiente. O estudo incluiu discussões sobre saneamento básico, impactos ambientais do esgoto não tratado e a relevância de políticas públicas para a universalização do tratamento sanitário.
O encerramento da aula de campo ocorreu no curso de água do Rio Forquilha, um importante afluente da região. No local, os acadêmicos realizaram estudos geográficos e ambientais, analisando características hidrológicas, qualidade da água e a relação do rio com as comunidades ribeirinhas. A atividade reforçou a importância da conservação dos recursos hídricos e a influência das dinâmicas naturais e humanas sobre os corpos d’água.
“A experiência proporcionou uma visão ampla e aplicada dos conteúdos trabalhados em sala de aula, destacando a relevância da Hidrogeografia na compreensão dos desafios socioambientais. Com isso, os acadêmicos puderam não apenas aprofundar seus conhecimentos técnicos, mas também refletir sobre a necessidade de práticas sustentáveis para a gestão e preservação dos recursos hídricos”, disse o professor Evaldo.
Para a aluna Sonia Maria Araújo da Silva, a aula proporcionou uma rica experiência. “A visita ao Riacho da Forquilha foi uma oportunidade para observar com outro olhar a dinâmica dos corpos hídricos e entender a sua importância para qualidade da água e dos ecossistemas. Essa experiência prática nos permite consolidar o conhecimento teórico e nos traz a reflexão sobre a necessidade urgente de cuidar desse recurso. Ao ver de perto os impactos das atividades humanas na visita à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), fica mais fácil entender como nossas ações impactam a qualidade da água”, destacou.
Já para o aluno Fredson Rocha de Sousa, a aula de campo proporcionou um aprendizado prático direto. “Os alunos puderam observar diretamente como funciona, as etapas e qual a importância de uma estação de tratamento de água e esgoto para uma cidade. O professor Evaldo Monteiro trouxe uma bela explicação prática sobre a importância da conservação das áreas ripáricas, dos mananciais e dos corpos d’água para garantir que possamos ter água para o consumo humano por muito tempo”, frisou.
Por: Paula Lima