Polo São Bento encerram o semestre 2024.2 com atividades interdisciplinares nos cursos de Física, Ciências Biológicas e Ciências Sociais


Por em 18 de March de 2025



O Polo São Bento finalizou o semestre letivo 2024.2 com uma série de atividades interdisciplinares que envolveram os cursos de Física, Ciências Biológicas e Ciências Sociais. As atividades, realizadas com o objetivo de integrar o conhecimento teórico à prática acadêmica, permitiram aos discentes a oportunidade de socializar pesquisas e projetos desenvolvidos em diferentes escolas e municípios da região.

Seminário Interdisciplinar de Física e Ciências Biológicas

Os cursos de Física e Ciências Biológicas promoveram um seminário conjunto intitulado “Socializando Conhecimentos e Dividindo Experiências dos Espaços Escolares”. O evento foi o encerramento da disciplina Prática Curricular na Dimensão Escolar, ministrada pelos professores Ma. Efigênia Magda e Ma. Dadson Luís Ferreira.

O seminário teve como objetivo a socialização das pesquisas e projetos realizados pelos alunos nas escolas de São Bento, Cajapió e Santa Helena, no Maranhão. Durante o evento, os alunos puderam compartilhar as experiências adquiridas nos campos de estágio, refletindo sobre o impacto do ensino nas comunidades locais.

A professora Efigênia destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica e local. “O evento é importante para que os trabalhos dos alunos, que foram desenvolvidos nas escolas dos municípios em que residem, sejam divulgados para a comunidade local e acadêmica, além de evidenciar a importância dos alunos no espaço acadêmico e científico. O envolvimento na organização do evento contribui para sua formação integral, na medida em que experiencia a organização de um evento de cunho científico”, afirmou.

O discente João Victor Câmara Coelho, do curso de Física, ressaltou a importância do evento para o aprendizado prático. “A culminância da prática para nossa turma do curso de Física representou um momento de reflexão, reforçou o entendimento teórico e nos preparou para a realidade do ensino, certo de que conseguimos compreender de forma mais profunda como desenvolver habilidades pedagógicas essenciais para transmitir esse conhecimento de maneira clara e acessível aos estudantes”, comentou.

Já a discente de Ciências Biológicas, Roclineia de Jesus Bucele, compartilhou sua experiência transformadora. “Participar da Mostra das Práticas como Componentes Curriculares e da elaboração do Portfólio sobre o tema ‘Espaço Escolar: Lugar de Aprendizagem e Transformação’ foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Ao visitar a escola e observar as atividades desenvolvidas, pude compreender, na prática, como o ambiente escolar pode ser um espaço dinâmico e vivo, capaz de promover não apenas o conhecimento, mas também a formação cidadã e a transformação social”, frisou.

Seminário de Ciências Sociais

No curso de Ciências Sociais, o Seminário de Práticas Curriculares na Dimensão Escolar abordou a temática “Uma Reflexão sobre as Ciências Sociais no Universo Escolar”. Sob a supervisão da professora Ma. Ana Paula Silva Oliveira, o evento teve como objetivo estimular os alunos a refletirem sobre a realidade educacional a partir dos seus municípios de origem.

As pesquisas realizadas pelos alunos foram desenvolvidas em quatro municípios da Baixada Maranhense: São Bento, Palmeirândia, Cajapió e São Vicente Férrer. Os temas das pesquisas abordaram questões como Educação Especial; Educação Escolar; Tecnologia e Educação; Saúde psicológica dos alunos; Sustentabilidade e educação ambiental; Formação Docente; e Comunicação verbal na educação infantil.

A professora Ana enfatizou a importância da experiência prática para a formação dos alunos. “A importância desse evento se dá em duas esferas. A primeira é a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula, vivendo a experiência prática da pesquisa, possibilitando ao graduando a reflexão crítica sobre a realidade educacional. A segunda esfera é o desenvolvimento do conhecimento e dos elementos da investigação científica, permitindo o empoderamento científico e intelectual de cada aluno”, ressaltou.

O discente Paulo Fernando Lima Abreu, do curso de Ciências Sociais, também compartilhou sua visão sobre a experiência: “Na disciplina de Prática Curricular na Dimensão Escolar, tivemos a oportunidade de vivenciar experiências que ampliaram significativamente nossa compreensão sobre o ambiente educacional e o papel do educador. Todos os resultados apresentados mostram o esforço e dedicação de todos os discentes, impulsionando a prática de pesquisas e contribuindo com a formação dos futuros professores.”

O encerramento do semestre 2024.2 no Polo São Bento foi um exemplo claro de como a integração entre teoria e prática pode enriquecer a formação dos futuros profissionais da educação.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens