Alunos de Geografia do Polo Santa Inês vivenciam experiências práticas em Pedologia com ênfase na formação e conservação dos solos


Por em 29 de April de 2025



Nos dias 12 e 13 de abril, os estudantes do curso de Geografia do Polo Santa Inês participaram de atividades práticas promovidas pela disciplina de Pedologia, ministrada pela Profa. Dra. Cristiane Maria Cordeiro Santiago. A proposta teve como objetivo proporcionar aos futuros professores uma compreensão mais aprofundada sobre os perfis de solo, seus processos de formação e conservação, unindo teoria e prática de forma dinâmica e envolvente.

No primeiro dia de atividades, em sala de aula, os alunos apresentaram perfis de solo identificados nas proximidades de suas residências. Utilizando materiais recicláveis, eles construíram maquetes lúdicas dos horizontes do solo, o que permitiu visualizar, de maneira criativa, os fatores envolvidos na formação e na estruturação dos diferentes tipos de solo.

Além disso, os estudantes aprenderam a confeccionar a chamada “tinta de solo”, utilizando amostras reais de diferentes tonalidades de solo. Após o preparo, a turma deu asas à imaginação com a produção de pinturas, vivenciando uma prática pedagógica que poderá ser replicada em suas futuras salas de aula, com foco no ensino-aprendizagem através de abordagens lúdicas.

 

No segundo dia, a turma participou de uma atividade de campo nos municípios de Santa Inês e Pindaré-Mirim. No local, os estudantes puderam observar diretamente os solos da região, analisando suas características, os processos de formação e as melhores formas de uso e conservação. A atividade proporcionou uma rica interação com o objeto de estudo e reforçou a importância de práticas sustentáveis no manejo do solo.

Para a professora Cristiane Santiago, a experiência foi enriquecedora. “As práticas em sala juntamente com o campo formam um momento ímpar para o desenvolvimento dos estudantes. Eles tiveram a oportunidade de associar a teoria vista em sala de aula com o objeto de estudo in loco. Trabalhamos juntamente com os futuros profissionais, não só a compreensão sobre o solo, mas também a necessidade de conservação, bem como os cuidados com o meio ambiente de forma geral”, disse ela.

A atividade também foi marcada por relatos positivos dos alunos.

Camile Vitória Araújo Guimarães destacou a importância da disciplina: “A disciplina de Pedologia me ensinou muito sobre a teoria acompanhada da prática, foi essencial para minha formação e quero repassar isso para meus futuros alunos”.

João Pereira da Silva elogiou a didática da docente: “A disciplina é algo novo, como todas as outras, mas o diferencial foi a didática — muito compreensível e de fácil entendimento”.

Já Joyce da Silva Rocha enfatizou a mudança de perspectiva proporcionada pelas aulas: “A disciplina de Pedologia proporcionou um novo olhar na área da Geografia. A didática da professora possibilitou um melhor entendimento da disciplina aplicada”.

Por fim, a estudante Miriam Mendes Soares expressou sua gratidão à professora: “Gostaria de expressar minha mais sincera admiração e gratidão à professora Cristiane pela excelente condução da disciplina. Sua paixão e conhecimento foram fundamentais para minha compreensão e apreço pela matéria!”.

Foi um momento de interação com o objeto de estudo e de grande aprendizado para todos os envolvidos.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens