Ação social com alunos do Polo Coroatá fortalece laços entre universidade e comunidade com entrega de kits escolares e atividades lúdicas


Por em 13 de May de 2025



No início de maio, alunos do Curso de Geografia do Campus/Polo Coroatá promoveram uma ação social na Escola Marajá Anexo Eco Marajá, em Coroatá. A atividade integrou o projeto “Defesa Civil na Escola: aprender para prevenir”, sob coordenação do Prof. Me. Carlos David Veiga França, dentro da disciplina Estudos Socioeconômicos do Brasil. O projeto teve a participação dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho (Uemanet) do Campus Itapecuru Mirim.

O objetivo da ação foi promover a interação entre a comunidade e a universidade, por meio da entrega de kits escolares e de um momento de acolhimento religioso com apresentações musicais e contação de histórias bíblicas. Além de fortalecer os laços entre os futuros profissionais e a população local, a atividade visou aplicar na prática os conteúdos teóricos estudados em sala e contribuir para a formação de agentes multiplicadores em proteção e defesa civil.

Os alunos estiveram diretamente envolvidos em todas as etapas do projeto. Com o apoio do professor, escolheram a escola por atender crianças em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional. Durante o evento, cada criança recebeu um kit escolar e participou das atividades lúdicas e educativas preparadas com carinho pelos estudantes.

Para o professor Carlos David, a atividade foi um marco no compromisso social da universidade. “Essa ação representa muito mais do que a entrega de kits escolares. Ela simboliza a presença da universidade junto à comunidade, cumprindo seu papel social e formativo. Ver nossos alunos atuando diretamente, com sensibilidade e compromisso, em um espaço de vulnerabilidade, é a prova concreta de que o conhecimento precisa sair da sala de aula e alcançar quem mais precisa. Agradeço a todos os envolvidos e reforço que ações como essa são fundamentais para a construção de uma universidade verdadeiramente pública, popular e comprometida com a realidade do nosso povo”, disse ele.

As falas dos alunos também revelam o impacto da ação em sua formação pessoal e profissional.

Vanessa Sousa destacou: “A ação social teve em sua grande importância a relação entre a academia, os acadêmicos e a comunidade, fortalecendo os laços e proporcionando um momento agradável”

Já para Jordanea Mendes, a experiência foi marcante: “É muito gratificante participar de ações assim, voltadas para crianças da comunidade. Onde, na oportunidade, podemos ver a alegria de todos ao participar desse momento”.

A iniciativa reforça o papel da universidade como agente transformador da realidade e evidencia como a prática pedagógica pode promover empatia, solidariedade e compromisso com a cidadania.

Por: Paula Lima



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