Programa Ensinar discute concepção e organização de aulas práticas com representantes estudantis


Por em 26 de May de 2025



A Coordenação Científica do Programa Ensinar Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão realizou uma reunião com representantes estudantis dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física, dos polos 2022 e 2024. O encontro teve como pauta central “Aulas práticas nos cursos de Ciências Naturais: conceitos, contextos, planejamento e organização”.

O Coordenador Científico do Programa, Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva, conduziu os trabalhos, acompanhado por sua equipe técnica. Na oportunidade, o professor apresentou aos estudantes a concepção científico-pedagógica que norteia as aulas práticas, destacando que elas vão muito além dos laboratórios.

“É fundamental que nossos estudantes compreendam que a aula prática não se restringe ao espaço do laboratório. Ela é uma estratégia metodológica que pode ocorrer em diferentes contextos, como no campo, em ambientes virtuais, com uso de inteligência artificial, na construção de modelos didáticos, entre outras possibilidades. Nosso compromisso é garantir que essas práticas sejam bem planejadas, contextualizadas e que contribuam efetivamente para a formação dos futuros professores de Ciências”, afirmou o coordenador.

Durante a reunião, também foi feita uma diferenciação clara entre os conceitos de aula prática e aula de laboratório, reforçando que a primeira é mais ampla e abarca diversas metodologias.

O Assistente da Coordenação Científica, Prof. Thiago Cesar Dias Pinto, trouxe uma reflexão específica sobre as características das aulas de laboratório no ensino de Física, enquanto a Profa. Wilma Leandro Carvalho, Assistente de Laboratório, detalhou como o laboratório de Química funciona como um ambiente de aprendizagem e não apenas como espaço físico.

O Prof. Alteney José Souza Gomes também participou da reunião, apresentando informações sobre o funcionamento da biblioteca do Programa Ensinar, com orientações sobre o acesso ao acervo físico e virtual disponível aos alunos.

Na sequência, o Prof. Dr. Jackson Ronie abordou as especificidades dos laboratórios de ensino de Biologia, enfatizando que cada docente elabora seus próprios planejamentos, considerando as dinâmicas necessárias para as atividades práticas nos cursos de Biologia, Física e Química.

Além de esclarecer dúvidas sobre a realização das aulas práticas, a reunião também foi um espaço para que os representantes de turma dialogassem diretamente com a Coordenação Científica sobre demandas e desafios. Foi informado ainda que a equipe da Coordenação está em itinerância pelos polos, realizando a entrega de materiais e montagens de equipamentos laboratoriais, especialmente naqueles polos que ainda não possuem estrutura completa.

O professor Jackson Ronie reforçou, ao final do encontro, a importância da comunicação entre os estudantes dos polos e a Coordenação. “Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso às informações corretas sobre a dinâmica das aulas práticas. Por isso, pedimos que os representantes repassem tudo o que foi discutido, para que não haja mais dúvidas ou equívocos sobre como essas atividades são organizadas no âmbito do Programa Ensinar”, concluiu.

Por: Paula Lima



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