Acadêmicos de Letras do Polo Santa Luzia do Paruá promovem seminário sobre políticas avaliativas
Por Paula Lima em 2 de July de 2025
Alunos do curso de Letras do Polo de Santa Luzia do Paruá realizaram um seminário acadêmico na disciplina de Avaliação Escolar e Educacional. O evento teve como foco a apresentação das coletas e análises de dados sobre as políticas avaliativas nos municípios de Santa Luzia do Paruá e Presidente Médici.
A atividade teve como principal objetivo investigar, compreender e refletir sobre as concepções de avaliação da aprendizagem adotadas nas redes municipais de ensino, considerando tanto as práticas de avaliação interna (realizadas no ambiente escolar) quanto as externas (como provas padronizadas e exames oficiais). A partir dessas investigações, os discentes produziram relatórios escritos e orais, relacionando os dados empíricos com os teóricos estudados em sala de aula.
A ação foi desenvolvida com grande envolvimento dos alunos, que coletaram dados nas escolas e nas secretarias municipais de educação (SEMED), realizaram entrevistas com profissionais da educação e analisaram documentos oficiais. A culminância desse trabalho foi o seminário, onde os estudantes puderam apresentar suas análises, reflexões e sugestões.
Para a professora responsável pela disciplina, Maria Elenilda, a atividade teve um papel formativo essencial. “De suma importância essa atividade pois, ao relacionar as concepções teóricas estudadas em sala de aula com as práticas avaliativas locais (internas e externas), você exercita a capacidade crítica e analítica, aplicando o conhecimento acadêmico ao contexto real. Refletir sobre as avaliações internas e externas ajuda a propor caminhos para que a avaliação seja instrumento de aprendizagem, e não apenas de classificação ou exclusão”, disse ela.
A aluna Elem Karoline Nascimento da Conceição expressou a satisfação com o processo. “Nessa disciplina de Avaliação Educacional e Escolar falo em nome de todos os alunos o quanto foi maravilhoso nosso aprendizado. Eu e meus colegas aprendemos a importância de buscar, avaliar o nosso município e entendermos como é todo processo educacional em nossa cidade. E logo depois das buscas de dados, fomos avaliados pela professora Maria Elenilda e apresentamos os nossos dados e busca em forma de seminário, onde colocamos todas as nossas dúvidas e dividimos com os colegas o aprendizado externo, diretamente com professor e gestor escolar”, frisou.
A aluna também destacou o engajamento coletivo durante toda a ação: “A participação de todos nós alunos foi bastante positiva, com envolvimento ativo nas atividades propostas. Demonstramos interesse pela temática, iniciativa na busca por informações reais e engajamento durante as apresentações. A aula foi muito produtiva, proporcionando não apenas a avaliação das aprendizagens, mas também o desenvolvimento de competências como pesquisa, comunicação e reflexão crítica sobre a educação local”.
O seminário evidenciou a importância de uma formação docente pautada na análise da realidade e no diálogo entre teoria e prática.
Por: Paula Lima