Alunos de Matemática do Polo São Bernardo vivenciam prática inovadora com debate sobre PCNs em atividade de campo
Por Paula Lima em 3 de July de 2025
No último dia 29 de junho, alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Polo São Bernardo participaram de uma atividade de campo realizada no Balneário Cai N’agua, localizado no município. A ação integrou os conteúdos da disciplina Política Educacional Brasileira, ministrada pelo Prof. Antonio Marcos Rocha, e teve como tema central “PCNs e o engessamento de conteúdos de matemática”.
A proposta teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência formativa que articulasse teoria e prática, instigando o preparo e a execução de aulas práticas de matemática a partir do debate crítico em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais. A atividade buscou fomentar reflexões sobre os impactos que documentos normativos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), exercem sobre a autonomia docente e a criatividade pedagógica, especialmente no ensino da matemática.
Segundo o professor Marcos Rocha, a atividade permitiu aos licenciandos colocar em prática propostas de ensino que dialogam com a realidade dos estudantes. “A experiência foi bastante enriquecedora. Os estudantes colocaram em prática aulas de matemática que poderão ser usadas futuramente em suas práticas docentes, utilizando a realidade dos estudantes para melhor compreensão dos códigos e linguagem, linguagem essa que acaba sendo, historicamente, trabalhada de maneira a considerar apenas a fluência na resolução dos códigos e problemas do letramento matemático. A conclusão é que, da mesma forma que os conhecimentos são produzidos a partir do concreto e de problemas reais — e não apenas de equações como ‘2x + 5y = 0’ —, também devam ser ensinados a partir dessa mesma dinâmica. O processo educacional não termina na sala de aula, ele parte da vida e das situações corriqueiras que os estudantes vivenciam diariamente. É aí que reside o desafio do professor de matemática: trabalhar os conteúdos conectados à realidade”, destacou o docente.
O estudante Marcelo Henrique Souza da Silva também compartilhou sua visão sobre a importância da experiência. “O âmbito político educacional é muito relevante e tratar essa disciplina, tanto na parte teórica como na parte prática, que foi o dia de hoje, nos remete a um novo pensamento sobre o que é educação e sobre o que é educação matemática. Do meu ponto de vista, hoje foi muito vantajoso porque a gente pôde sair da sala de aula e presenciar espaços da nossa cidade e trabalhar com o ensino da matemática hoje em uma sala de aula. Para mim, isso foi perfeito e muito produtivo”, frisou.
Por: Paula Lima