Alunos de Pedagogia do Polo Buriti produzem revistas digitais


Por em 4 de July de 2025



Alunos de Pedagogia do Polo Buriti tiveram uma atividade especial da disciplina Política Educacional Brasileira, ministrada pelo Prof. Me. Vilmar Martins. Inspirada pelo clima junino, a proposta promoveu uma abordagem lúdica e contextualizada para discutir temas complexos como o financiamento da educação, o Plano Nacional de Educação (PNE) e os desafios da gestão pública.

O objetivo do evento foi integrar a cultura popular nordestina com a reflexão crítica sobre políticas públicas, incentivando a participação ativa e criativa dos estudantes. Para isso, os alunos se envolveram em diversas atividades: produção de uma revista digital temática, apresentações de trabalhos, quadrilhas com enredos político-educacionais, cordéis literários sobre a disciplina, músicas juninas adaptadas e rodas de conversa mediadas pelo professor.

De acordo com o Prof. Vilmar, a proposta procurou valorizar a cultura local como forma de democratizar o acesso ao conhecimento. “A ideia foi unir o tradicional com o acadêmico, usando a cultura do São João como linguagem acessível para refletirmos sobre temas sérios como financiamento da educação, leis como o PNE e os desafios da gestão pública. O envolvimento dos alunos foi incrível, e acredito que aprenderam com alegria e criticidade”, disse.

A aluna Maria do Socorro Freitas de Faria destacou a importância do trabalho coletivo e da inovação pedagógica na atividade. “Elaborar uma revista digital foi desafiador, mas ao mesmo tempo foi de grande relevância para nossa formação. Foi um trabalho que envolveu conteúdos importantes, criativos, interativos e acessíveis, reunindo textos, imagens e recursos multimídia que promovem reflexão, debate e aprendizagem sobre os temas escolhidos”, frisou.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens