Alunos de Matemática do Polo Santana do Maranhão promovem estudo crítico sobre a política educacional brasileira


Por em 9 de July de 2025



Entre os dias 14 e 28 de junho, futuros professores de Matemática do Polo Santana do Maranhão, participaram de um ciclo de estudos e reflexões críticas sobre a política educacional brasileira. A atividade integrou a disciplina Política Educacional Brasileira, ministrada pela Profa. Ma. Antônia Cardoso, com o objetivo de aprofundar a compreensão do papel do Estado, das transformações históricas e sociais e dos principais instrumentos legais que estruturam a educação no país.

Ao longo de cinco encontros (dias 14, 15, 21, 22 e 27), os licenciandos foram envolvidos em leituras orientadas, produções textuais (resumos e análises), apresentações em grupo com recursos visuais e atividades interativas como linhas do tempo e seminários. Os temas abordados incluíram políticas públicas educacionais como o Plano Nacional de Educação (PNE), o FUNDEB, o Programa Bolsa Família, o Pé de Meia, o PDDE e o FNDE, com culminância das apresentações e debates no dia 28 de junho.

Para a professora Antônia Cardoso, a proposta foi essencial para formar educadores críticos e conscientes. “É essencial que os licenciandos compreendam que a educação não é neutra. Por meio da análise das políticas educacionais, eles desenvolvem uma consciência crítica sobre o papel do Estado e podem atuar como agentes transformadores em suas futuras práticas pedagógicas’, disse ela.

O resultado foi reconhecido também pelos estudantes. A aluna Janilcy Silva Sousa de Castro destacou o impacto do aprendizado. “Essa disciplina abriu nossos olhos para como as decisões políticas impactam diretamente o que acontece dentro das salas de aula. Aprendemos sobre nossos direitos como educadores e sobre a importância de lutar por uma educação pública de qualidade”, frisou.

Já o aluno José Augusto da Silva Santos reforçou a importância da participação ativa: “As apresentações sobre programas como o PNE e o FUNDEB mostraram que o conhecimento vai além da sala de aula. Somos parte ativa na construção de uma escola mais justa e democrática”.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens