Alunos de Geografia do Polo Pirapemas participam de aula de campo sobre estudo dos solos
Por Paula Lima em 16 de July de 2025
Alunos do curso de Geografia do Polo de Pirapemas participaram de uma aula de campo para a disciplina de Pedologia, sob a orientação da professora Maria Waldilene Corrêa.
O objetivo principal da atividade foi proporcionar uma vivência prática que complementasse o conteúdo teórico estudado em sala de aula. Os alunos puderam observar de perto diferentes tipos de solos, analisar cores, texturas e investigar como eles se formam e são influenciados pela ação humana.
“Essa experiência é fundamental para a disciplina de Pedologia, assim cada um de vocês terá um contato direto com o solo, perceberá suas texturas. Tudo aquilo que aprendemos no teórico vocês poderão observar diretamente no ambiente que será coletado”, explicou a professora.
Cada estudante realizou observações individuais seguindo as orientações da docente, anotando características e informações sobre os diferentes ambientes visitados. O trabalho foi coletivo, envolvendo todos os participantes e facilitando o aprendizado por meio da troca de percepções e discussões em grupo.
A aula de campo foi muito bem recebida pelos alunos, que destacaram a importância do contato direto com o objeto de estudo para a consolidação do conhecimento.
O aluno Bartolomeu Sousa Martins comentou sobre a relevância da atividade: “A aula de campo da disciplina de Pedologia foi de grande proveito no processo de assimilação do que foi explicado em sala de aula, pois o contato com o material estudado (solo) nos deu uma real dimensão de como ele é formado ao longo de milhares ou até milhões de anos. Poder ver de perto um perfil de solo com seus horizontes expostos e sentir nas mãos a textura dos diferentes componentes com certeza me fará perceber o solo a partir de agora com um olhar científico”.
Outros alunos também relataram suas impressões:
“O quanto foi incrível a nossa aula de campo sobre o estudo dos solos. Foi uma oportunidade de aprender na prática o que muito foi falado em teorias em sala de aula. Poder tocar e até coletar as amostras fez toda a diferença pra entender de verdade como o solo funciona e sua importância”. – Antonia Layne Gomes Marques
“Gostei muito da aula de campo, aprendi muito sobre os tipos de solos, o solo argiloso e os plintossolos. Foi uma aula muito rica em conhecimentos”. – Alessandra do Nascimento Oliveira
“O ensino que une a teoria com a prática torna o aprendizado mais significativo para os alunos, além de facilitar a compreensão dos conteúdos. A aula de campo da disciplina de Pedologia permitiu que pudéssemos observar as camadas do solo e sentir através do toque as diferentes texturas do material de cada uma das camadas”. – José Oliveira Cantanhede
“A aula de campo é sempre boa, pois vamos colocar em prática todo o aprendizado da teoria, e é sempre bom ver na prática como os pesquisadores fazem os estudos, que até então não tínhamos esse conhecimento. Agradeço todo o esforço, atenção e dedicação da professora em nos transmitir todo conhecimento”. – Flory Cunha
“Foi uma experiência incrível! A prática faz toda a diferença! Foi muito importante ver na prática os diferentes tipos de solos e como ele muda em poucas distâncias a cor e a textura. O trabalho em equipe também foi ótimo e sempre será fundamental aprendermos juntos, comparando observações do ambiente”. – Lauriane Arielle Gomes Marques
Por: Paula Lima