Sarau dos Pensadores da Física integra teoria e prática pedagógica no Polo Santa Rita


Por em 18 de August de 2025



Alunos de Física do Polo Santa Rita realizaram o “Sarau dos Pensadores da Física: Planejamento e Ação Pedagógica”. O evento surgiu da necessidade de incluir atividades práticas como estratégia de ensino da Física e buscou estimular a criatividade e a interdisciplinaridade no processo de formação docente.

A ação teve a orientação da Profa. Ma. Ilma do Socorro Santana Pinheiro, responsável pela disciplina Planejamento e Organização da Ação Pedagógica. O auditório da Escola Militar, onde ocorreu o sarau, transformou-se em um espaço de experimentação pedagógica e de aproximação entre diferentes áreas do conhecimento.

O sarau teve como propósito compreender o planejamento pedagógico e a aplicação de estratégias de ensino por meio de uma atividade prática interdisciplinar. Para isso, os estudantes se organizaram em equipes, cada uma responsável por pesquisar, estudar e apresentar a vida, obra e os ensinamentos de grandes pensadores da Física. Entre os cientistas escolhidos estavam Marie Curie, Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei, Max Planck, Wilhelm Conrad, Heinrich Rudolf Hertz e Stephen Hawking.

As equipes caracterizaram-se com as vestimentas dos cientistas e apresentaram aos colegas, inclusive do curso de História Licenciatura, a trajetória e as descobertas de cada pensador. Além da dramatização, foram utilizadas imagens, folhetos informativos e demonstrações práticas das invenções e teorias. A proposta garantiu um ambiente didático, criativo e planejado, reforçando a importância das metodologias ativas no ensino da Física.

Para a professora Ilma, o sarau foi a oportunidade de transformar teoria em prática, consolidando o aprendizado dos futuros educadores. “O Sarau dos Pensadores da Física possibilitou colocar em prática o que trabalhamos em sala de aula. A disciplina de Planejamento e Organização da Ação Pedagógica discutiu como os processos do ato de planejar podem alcançar os objetivos do ensino e aprendizagem, e como as estratégias são fundamentais para a atuação dos futuros professores’, disse ela.

Ela ainda complementou: “Acredito que os alunos conseguiram atingir plenamente o objetivo, com caracterização, envolvimento, distribuição de materiais e uma abordagem dialogada sobre a vida e obra dos cientistas. Fiquei feliz em observar a grandiosidade da ação, os detalhes planejados e a teoria sendo aplicada. Sou apaixonada por metodologias ativas e vi a autonomia, a responsabilidade e a participação dos alunos brilharem neste projeto. Encerrei a disciplina com a sensação de dever cumprido e gratidão a todos os envolvidos”.

A professora ainda destacou os apoios recebidos: “Agradeço à equipe do Polo Santa Rita, ao Diretor do Curso, Prof. Dr. Edvan Moreira, à Secretaria de Educação do município pelo suporte e, sobretudo, à turma de Física Licenciatura por aceitar esse desafio. Cada vez mais, a Uema democratiza o conhecimento e fortalece a formação de professores comprometidos com a transformação social”.

O estudante Jerry William Ferreira Júnior relatou a importância da experiência. “O Sarau foi uma experiência marcante para todos nós. Ao nos caracterizarmos como grandes cientistas e apresentarmos suas histórias e descobertas, mostramos que a ciência pode ser ensinada de forma acessível, criativa e inspiradora. Essa prática teve relação direta com a disciplina de Planejamento e Organização da Ação Pedagógica, conduzida pela professora Ilma Pinheiro, uma profissional maravilhosa, dedicada e que nos inspira pela forma clara e humana de ensinar. Conseguimos transformar teoria em prática e reforçar o papel do professor como mediador do conhecimento, alguém que aproxima a ciência da sociedade e mostra que aprender Física também é aprender sobre a vida e sobre a humanidade”, destacou.

O evento mobilizou alunos e professores em um exercício de protagonismo acadêmico, criatividade e prática pedagógica. Além de aprofundar conteúdos de Física, o sarau favoreceu o desenvolvimento de competências essenciais para a docência, como o planejamento, a pesquisa e a comunicação.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens