Programa Ensinar promove I Encontro Interdisciplinar dos polos Anapurus e Mata Roma com foco na ação pedagógica


Por em 19 de agosto de 2025



O Programa Ensinar realizou, no último dia 16 de agosto, o I Encontro Interdisciplinar Anapurus–Mata Roma, com o tema “Organização da Ação Pedagógica: Uma reflexão necessária através da perspectiva das Ciências Sociais e Física”. O evento aconteceu no Centro de Formação Pedagógica Lenir Garreto, em Anapurus, e reuniu professores e estudantes dos cursos de Ciências Sociais (Polo Anapurus) e Física (Polo Mata Roma).

A iniciativa foi conduzida pela professora Maria Lúcia Aguiar Teixeira (Polo Anapurus), e pelo professor Dilmar Rodrigues da Silva Júnior (Polo Mata Roma), ambos responsáveis pela disciplina Planejamento e Organização da Ação Pedagógica. O encontro teve como objetivo fortalecer a integração acadêmica, promover a troca de experiências e estimular a reflexão sobre o papel do planejamento pedagógico na formação profissional.

Para dinamizar o aprendizado, os alunos foram organizados em Grupos de Trabalho (GTs), nos quais discutiram e apresentaram reflexões sobre a importância do planejamento pedagógico no processo educacional, favorecendo a troca de experiências e o fortalecimento do compromisso coletivo com a educação.

O Coordenador do Polo Anapurus, Josean Mendes da Costa, ressaltou a relevância do encontro: “Este encontro representa muito mais do que um momento acadêmico. Ele simboliza a união de polos e de cursos distintos, promovendo a integração entre Ciências Sociais e Física. É uma oportunidade única de reflexão, troca de experiências e fortalecimento do nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, bandeira da Uema em formar professores preparados para transformar a realidade das nossas comunidades”.

Já o professor Dilmar Rodrigues da Silva Júnior destacou a participação dos alunos e a importância da reflexão proposta. “O evento foi bom! Os alunos do curso de Física de Mata Roma gostaram da organização e da forma com a qual foi conduzida a atividade. Agradecemos muito o apoio das coordenações locais do polo ENSINAR Anapurus e Mata Roma, bem como das autoridades municipais que contribuíram. Acredito que tivemos um salto positivo, porque as experiências e conhecimentos mobilizados no evento nos levaram a processos de reflexão, sobretudo por considerar o planejamento como um ato obrigatório no trabalho do professor, que deve ser levado a sério”, ressaltou.

A professora Maria Lúcia Aguiar Teixeira também enfatizou a relevância acadêmica e formativa do evento. “O encontro foi muito enriquecedor para os acadêmicos, pois além de contribuir para a construção de um conhecimento sólido e integrado, capaz de responder aos desafios contemporâneos da educação sobre planejamento democrático, trouxe discussões e reflexões acerca da temática a partir de diferentes perspectivas sobre a organização da ação pedagógica. Foi uma experiência fenomenal, sobretudo pela integração dos Polos Anapurus e Mata Roma, bem como dos cursos de Ciências Sociais e Física”, frisou.

Entre os participantes, a aluna do curso de Ciências Sociais do Polo de Anapurus, Tatiana da Silva Sousa, reforçou o caráter transformador do encontro. “Foi um marco em nossa trajetória acadêmica, um momento de inspiração e transformação no qual adquirimos novas ideias, novas perspectivas e um renovado compromisso com a educação. Este evento simbolizou não apenas a união de duas áreas de conhecimento aparentemente distintas, mas também a celebração do poder transformador da educação quando abordada de forma colaborativa”, relatou.

O I Encontro Interdisciplinar Anapurus–Mata Roma consolida-se como uma experiência inovadora de diálogo e integração entre diferentes áreas do conhecimento.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens