Seminário Interdisciplinar promove diálogos sobre práticas pedagógicas no Polo São Mateus do Maranhão


Por em 3 de setembro de 2025



O Polo São Mateus do Maranhão sediou o Seminário “Diálogos Interdisciplinares sobre a Prática Pedagógica: Contribuições das disciplinas Planejamento e Organização da Ação Pedagógica e Linguística Aplicada”. O evento marcou o encerramento do terceiro período letivo e reuniu os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Pedagogia, numa iniciativa conjunta de professores e alunos.

A atividade foi organizada pelas disciplinas Linguística Aplicada, ministrada pela professora Fausta Maria (Pedagogia), e Planejamento e Organização da Ação Pedagógica, conduzida pela professora Cleia Maria (Física). A proposta teve como objetivo estimular um espaço de diálogo interdisciplinar entre as áreas, discutindo as práticas pedagógicas a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

Durante o seminário, os acadêmicos, orientados pelas docentes, formaram grupos e apresentaram trabalhos por meio de banners e materiais variados, explorando recortes temáticos relacionados aos conteúdos das disciplinas.

Segundo a professora Cleia Maria, a experiência representou um momento significativo de aprendizado coletivo. “Foi um espaço dialógico, reflexivo e crítico em que os acadêmicos tiveram a oportunidade de demonstrar seu conhecimento a partir do que foi abordado nas disciplinas, compartilhando saberes com a comunidade”, disse.

A professora Fausta Maria destacou a importância do caráter interdisciplinar do evento. “Este seminário interdisciplinar tem como foco central o fortalecimento da formação docente a partir do diálogo entre áreas distintas do conhecimento, reconhecendo as especificidades e as possíveis articulações entre diferentes práticas pedagógicas. Um evento dessa natureza contribui para a ampliação do repertório teórico e metodológico dos alunos e promove uma formação crítica, integrada e sensível às realidades educacionais, além de desenvolver competências essenciais ao trabalho coletivo, à exposição oral e à análise crítica de questões educacionais contemporâneas”, ressaltou.

Os estudantes também avaliaram positivamente a iniciativa. Para Francisca Maria de Sousa Oliveira, aluna do curso de Pedagogia, o seminário ampliou o entendimento sobre a importância da integração entre áreas distintas. “Foi uma oportunidade de discutir como diferentes áreas do conhecimento podem se conectar para melhorar o ensino e a aprendizagem. O diálogo permitiu uma troca de ideias sobre estratégias pedagógicas eficazes e como a interdisciplinaridade pode enriquecer a prática docente. Houve uma troca produtiva de ideias sobre práticas pedagógicas”, pontuou.

Já o acadêmico Fernando Silva Lucena, do curso de Física, ressaltou o impacto na formação: “Referente ao evento com o tema ‘Diálogo Interdisciplinar sobre Práticas Pedagógicas’, foi uma mostra que fortaleceu o conhecimento e enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem. Como acadêmico, foi uma oportunidade de ir além da sala de aula e dialogar com o outro curso. Nessa premissa, a avaliação é positiva para o processo de formação acadêmica”.

O seminário consolidou-se, assim, como um momento de intercâmbio de saberes, integração entre cursos e fortalecimento da formação docente no Polo São Mateus do Maranhão.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens