Alunos de Matemática e Pedagogia do Polo Chapadinha realizam seminário sobre currículo e transformação social
Por Paula Lima em 4 de setembro de 2025

Os alunos dos cursos de Matemática e Pedagogia do Polo Chapadinha realizaram o Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social, que teve como tema “Currículo e transformação social – perspectivas e compromissos na educação”. A atividade teve como objetivo a apresentação dos resultados das pesquisas feitas pelos estudantes, além de proporcionar a experiência de vivenciar um formato acadêmico de apresentação.
Durante o seminário, os alunos compartilharam reflexões importantes sobre os desafios e possibilidades da educação no município de Chapadinha. Para a estudante de Matemática Laize Viana Santos, a experiência foi enriquecedora.
“Superou as expectativas, conseguimos vencer os desafios e aprendemos um pouco mais sobre a realidade da educação no nosso município e em diversas áreas, desde a EJA até o AEE”, disse.
O aluno de Matemática Wellington Araújo também ressaltou a relevância social das discussões realizadas. Segundo ele, “durante a palestra, um aluno relatou que nas áreas do interior não há coleta de lixo adequada. Por isso, muitas vezes, o lixo é queimado, o que prejudica o meio ambiente”.

Já Liliane Carvalho Teixeira, também de Matemática, enfatizou o impacto da orientação acadêmica recebida e da produção científica ao longo do processo. “Foi possível desenvolver a escrita científica e enxergar, através da excelente orientação da professora, a importância que o estudo científico pode ter e como pode colaborar para a sociedade de forma positiva. Mesmo tendo dificuldades ao longo do processo, houve uma nítida evolução de toda a turma”, avaliou.
De acordo com a aluna de Pedagogia Maria Kelyane dos Santos, “através do período em que foi desenvolvido nosso estudo tivemos a oportunidade de contestar conceitos vivido na prática real, despertando um olhar crítico para o melhoramento da realidade. Foi um importante momento para reflexão, e apontamentos. Foram muitos desafios, mas conseguimos iniciar um trabalho que nos estimulou a buscar mais a respeito da aprendizagem em uma realidade mais delicada”.
Marinalva Mascarenhas, também de Pedagogia, frisou que “durante o período de estudo houve um despertar voltado para o público da EJA, suas imparcialidades, necessidades e a realidade no contexto educacional. Muito gratificante e empolgante perceber que por meio da pesquisa podem abrir novas oportunidades e possibilidades para o público da EJA”.
O seminário reforçou a importância do currículo como instrumento de transformação social, ampliando o compromisso dos futuros professores com a construção de uma educação mais crítica e alinhada às demandas da sociedade.



Por: Paula Lima